24 fevereiro 2008

O FOGO - A CHAMA MORTAL


De amigo a inimigo, de parceiro a algoz - o fogo tem o seu uso irresponsável aumentado a cada dia. Proprietários de terrenos desocupados, pessoas que carpem quintais, empresários que querem dar um fim rápido a dejetos e restos industriais, produtores rurais que querem "roçar" suas pastagens a "custo baixo", prefeituras que ateiam fogo a seus depósitos de lixo urbano (lixões), usineiros que buscam reduzir seus custos com mão de obra e transporte, queimam seus canaviais, e, ainda temos os incêndios acidentais, margens de rodovias, prédios, fábricas, incêndios florestais.

Amigos, o que escrevo aqui é fruto de algumas pesquisas e experiências do cotidiano.

Como filha de produtor rural, assisti inúmeras vêzes as queimadas de pastagens...diziam que era para combater as ervas daninhas e o capim renasceria forte e bonito, que visão mais "empírica, meu Deus"! Isto na década de 60 do século passado é ainda aceitável, não perdoável, pois já faz muito tempo que nós estamos nos destruindo.

O fogo queima a maior riqueza do solo, que é a sua camada orgânica, queima as folhas velhas que iriam se decompor e formar mais adubo(húmus), mata os microorganismos(minhocas, besouros e outros), as bactérias, que promovem a aeração da terra e ajudam na decomposição dos restos vegetais e animais.

Deixando o solo limpo, desprotejido, favorecemos à erosão pela ação das chuvas e dos ventos, sem contar o aquecimento e ressecamento provocado pelos raios solares - então, o solo, ao contrário do que pensa o rudimentar proprietário, A TERRA EMPOBRECE, e, aí sim é que aparecem as ervas daninhas.

Estas consequências anteriores, são consequências para o solo. Temos as consequências para as águas, que ao terem suas nascentes desprovidas de vegetações, secam; rios, córregos e lagos, são assoreados.

Estudos afirmam que a queimadas liberam gás carbônico, ozônio, gases de nitrogênio e de enxofre (responsáveis pelas chuvas ácidas), liberam também as indesejadas fuligens da palha queimada (que contém substâncias cancerígenas).

Atuando no organismo humano, a fumaça provoca problemas respiratórios, intoxicações e asfixias. Sem falar da queima de lixões - restos hospitalares, que geralmente apresentam as mais diversas substâncias tóxicas para o organismo humano e a natureza de um modo geral.

As queimadas são uma fonte altamente responsável pelo aumento do efeito estufa já que contribuem diretamente com o aumento da emissão de gás carbônico e com isso o mundo inteiro sofre com estes problemas, pelo aumento da temperatura, e muitas vezes os países subdesenvolvidos não têm como investir em suporte contra queimadas.

Fonte: Portal Única, Ambiente Brasil, Brasil de Fato, SPPT, Biodiverso, Ciência e Tecnologia.

"PRECISAMOS DENUNCIAR ESTES CRIMES AMBIENTAIS...ESTÃO DESTRUINDO O NOSSO PLANETA AZUL!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário