29 fevereiro 2008

VOCÊ SABE O QUE É A "AGENDA 21"?

1. É o principal documento da Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano), que foi a mais importante conferência organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em todos os tempos. Ela tem esse nome porque se refere às preocupações com o nosso futuro, agora, a partir do século XXI. Este documento foi assinado por 170 países, inclusive o Brasil, anfitrião da conferência.
2. É a proposta mais consistente que existe de como alcançar o desenvolvimento sustentável, isto é, de como podemos continuar desenvolvendo nossos países e nossas comunidades sem destruir o meio ambiente e com maior justiça social.
3. É um planejamento do futuro com ações de curto, médio e longo prazos, em outras palavras, reintroduz uma idéia esquecida de que podemos e devemos planejar e estabelecer um elo de solidariedade entre nós e nossos descendentes, as futuras gerações.
4. Trata-se de um roteiro de ações concretas, com metas, recursos e responsabilidades definidas.
5. Deve ser um plano obtido através de consenso, ou seja, com todos os atores e grupos sociais opinando e se comprometendo com ele. Em resumo, a Agenda 21 estabelece uma verdadeira parceria entre governos e sociedades. É um programa estratégico, universal, para alcançarmos o desenvolvimento sustentável no século XXI.
A Agenda 21 serve de guia para as ações do governo e de todas as comunidades que procuram desenvolvimento sem com isso destruir o meio ambiente. Da mesma forma que os países se reuniram e fizeram a Agenda 21, as cidades, os bairros, os clubes, as escolas também podem fazer a Agenda 21 Local.
Portanto, com a implantação das Agendas 21 podemos garantir um Meio Ambiente equilibrado para as futuras gerações, cumprindo assim, nosso dever mencionado na Constituição do Brasil.
Quero crer que boa parte dos gestores municipais, não conhecem a Agenda 21, muitos a conhecem mas ignoram, isto não gerava votos, mas creio que à partir destas próximas eleições (2008), os eleitores estarão mais politizados e elegendo prefeitos e vereadores que realmente estejam voltados para a sustentabilidade da vida...SEM A PRESERVAÇÃO DO PLANETA NÃO EXISTIRÁ QUALIDADE DE VIDA - nem sabemos se teremos vida.
VAMOS COBRAR, QUERIDOS LEITORES(AS), DOS NOSSOS GOVERNANTES, COMEÇANDO PELOS NOSSOS PREFEITOS E VEREADORES, A APLICAÇÃO DA "AGENDA 21" EM NOSSOS MUNICÍPIOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário