04 março 2008

O MAL PROVOCADO PELAS QUEIMADAS


Foto: Queimada em canavial próximo a Sertãozinho-SP. É uma prática comum na região de Ribeirão Preto.


Fico imensamente triste quando vejo uma queimada, seja ela num canavial, num fundo de quintal, às margens de uma rodovia, num lixão ou numa floresta. Tudo o que pode resultar de uma queimada é triste, é devastador!
Já comentei em artigo anterior, a minha opinião sobre as queimadas arcaicas dos rudes produtores rurais de antigamente, que acreditavam, talvez aprendizado obtido da cultura primitiva indígena, que queimar pastagens era algo saudável, benéfico, que o capim brotaria vigoroso. Pois, meus(minhas) queridos(as) leitores(as), li hoje e fiquei estarrecida num blog da Revista Superinteressante, que um grupo americano que se diz ecologista, botou fogo em algumas casas que ostentavam o status de "construções verdes"...isto é inadmissível, pois ambientalista, ecologista ou quaisquer outras denominações que se dê aos defensores da vida, da natureza, da preservação do planeta, jamais pode pactuar com este crime sem perdão, que é a queimada.
É do conhecimento de todos, os efeitos nocivos das queimadas para a vida animal e vegetal, e principalmente do resultado nefando para a qualidade do ar, resultante da emissão do CO2.
Sempre que vou a Uberaba, quando chego à bela região de Ribeirão Preto, me entristeço e passo mal. Pois, ali, o ar está totalmente corrompido pelas queimadas dos canaviais, dificilmente se transita pela região, um único dia sequer, sem observar um fogaréu...que mal estes senhores, produtores ignorantes, estão fazendo para a sua própria vida! Não se preocupam com o solo, pois na grande maioria, as terras são arrendadas de terceiros, exaurem-no até o máximo, queimam a sua vida (bactérias, microorganismos que dão vida à terra - arejando-a, decompondo os dejetos e restos de plantas). Pobres senhores ricos, poderiam usufluir do solo de um modo muito mais inteligente.
As terras daquela região, são das melhores do Brasil, as chamadas massapê...que judiação, meus (minhas) caros(as)!
Se estes produtores de cana, pensassem ecològicamente, poderiam obter um retorno muito maior para seus investimentos, fazendo uso de plantios diretos, com colheita mecanizada ou mesmo até por colhedores humanos...A desculpa é sempre a mesma...os colhedores reclamam dos males provocados pelas palhas da cana, quando roçam sua pele (rostos, braços e mãos). Ora, não seria um mal maior para estes cortadores, trabalharem num ambiente muito mais inóspito, sujo, onde todos absorvem fuligem das queimadas?
Outra argumentação dos produtores é que, a cana queimada, mantém o teor de açúcar mais apurado...só por isto? E o prejuízo para toda a vida do planeta, isto não conta ponto?
Penso que se não queimassem a cana, poder-se-iam, utilizar 100% do vegetal, ou seja, com as folhas produziriam, lonas para caminhões, sacolas ecológicas, inclusive para supermercados, padaria e muitas outras utilidades, para que não víssemos mais estas abomináveis sacolinhas plásticas.
Senhores produtores, por um resultado maior em sua produção, por UM RESULTADO MARAVILHOSO PARA A VIDA, NÓS, SERES HUMANOS PEDIMOS, DEIXEM DE FAZER QUEIMADAS NOS CANAVIAIS...talvez assim, poderemos SALVAR O NOSSO PLANETA!
Fotos: http://www.flickr.com/photos/koruja/page5/

Nenhum comentário:

Postar um comentário