27 março 2008

RECICLAGEM DE ÓLEO - UM GRANDE EXEMPLO DE UBATUBA

Reciclagem de óleo: Em cinco meses, 400 litros de óleo deixaram de ser jogados no meio ambiente, para serem transformados em sabão. A iniciativa foi tomada a partir de uma parceria entre o coletivo de entidades "Ubatuba em Rede", a Agenda 21, a Sociedade de Apoio ao Paciente com Câncer de Ubatuba (Sapo-Uba) e a Pastoral da Criança. O óleo que serve de matéria-prima para a produção do sabão é doado pela comunidade. O sabão está sendo confeccionado em oficinas que acontecem na Pastoral. Segundo Patrícia Maciel de Souza, da Agenda 21, a adesão da comunidade tem sido boa. "Já temos restaurantes como parceiros e os próprios munícipes estão sensíveis à causa. Esperamos que cada vez mais pessoas deixem de jogar o óleo usado fora, para que ele seja transformado em sabão. Temos o interesse de ensinar a técnica para outras entidades, como associações de bairro e cooperativas, com o objetivo de disseminar a idéia e aumentar a adesão da comunidade." A destinação do óleo O projeto tem um grande valor ambiental, tendo em vista que cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade de poluir cerca de um milhão de litros de água. Além disso, a transformação de óleo em sabão também cumpre uma função social, gerando trabalho e renda para as mães da Pastoral da Criança. A transformação do óleo em sabão beneficia também a Sociedade de Apoio ao Paciente Oncológico (Sapo-Uba), que dá apoio aos pacientes com câncer em Ubatuba desde 2005, prestando auxílio e orientação aos doentes e seus familiares. A Sapo-Uba ajuda na compra de medicamentos e pagamento de exames, fornece suplementação alimentar e próteses mamárias aos pacientes sem recursos financeiros. Profissionais voluntários oferecem fisioterapia, apoio psicológico e orientação relativa aos direitos do paciente de câncer. A Sapo-Uba também fornece lanche para os pacientes que viajam nos veículos da Prefeitura de Ubatuba para realizar tratamentos em outras cidades.
Para colaborar com o projeto: Para os interessados em colaborar, as orientações são: aguardar o esfriamento do óleo, armazená-lo em uma garrafa ou recipiente plástico e levar até a sede da Sapo-Uba. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30. A Sapo-Uba fica na rua Cunhambebe nº 703 fundos. Para mais informações, ligue: (12)3836-2408.
O óleo que vai pelo cano: Além da contaminação das águas, o ato de despejar óleo pelos canos e ralos encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribuindo para a ocorrência de enchentes. Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano.
Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU
- Aí está, queridos leitores da Região de Ubatuba, mais um endereço para fazer o bem em todos os sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário