13 março 2008

A REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS TAMBÉM ESTÁ PLANTANDO ÁRVORES


A RMC - Região Metropolitana de Campinas, composta por 19 municípios e com um total aproximado de 2.620.909 habitantes (estimativas 2006), distribuídos em 3.645,666 km2, está preocupada com o aquecimento global e já em 2007, plantava milhares de árvores. Ao todo, os municípios da região plantaram 300 mil árvores.
É um projeto de compensações ambientais que visa recompor matas ciliares, reflorestar áreas de preservação permanente e melhorar a qualidade de vida de áreas urbanas. O resultado virá também para o ar que a cidade respira, uma vez que as árvores utilizam gás carbônico no processo de fotossíntese, ajudando assim a reduzir gases do efeito estufa que levam ao aquecimento do planeta.
Em Itatiba, por exemplo, o projeto de reflorestamento ciliar contempla o plantio de 60 mil mudas de espécies nativas e já foram plantadas, até agora, segundo a consultora ambiental Dorothéa Antonia Pereira, 30 mil mudas. Desde 2001, a arborização urbana já recebeu 15 mil mudas nas ruas e praças. Valinhos também está promovendo reflorestamento e recomposição de matas nativas em áreas públicas, decorrentes do cumprimento de Termos de Ajuste de Conduta (TAC) formalizados entre o Ministério Público e o setor privado. Segundo o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Silvio Spiandorelli, 8 mil mudas de espécies nativas estão sendo plantadas como forma legal de compensação por passivos ambientais. Além disso Valinhos está intensificando a fiscalização de queimadas.
Indaiatuba tem planos de plantar 100 mil árvores, das quais 40 mil já estão nas ruas. A cidade tem a Escola Ambiental que é modelo na região, e possui um viveiro que produz as mudas utilizadas no plantio que é feito semanalmente com a participação de escolas e da comunidade, segundo a diretora Maria do Carmo.
Jaguariúna também está fazendo o reflorestamento e recomposição da mata ciliar. Americana montou uma equipe formada por integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, da Saúde, Cetesb e faculdades da cidade que está elaborando estudos para combater o dióxido de carbono, avaliar a condição de poluição atmosférica e o impacto na saúde da população. Além disso, também está plantando árvores como medidas compensatórias de reflorestamento na cidade. Até 2008, deverão ser plantadas 40 mil mudas de árvores nativas na Gruta Dainese, maior área verde de Americana. A AutoBAn(empresa que administra a Rodovia Anhanguera) já iniciou o plantio de 220 mil mudas no local para atender um TAC (Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta, o TAC é um acordo firmado entre o Ministério Público e a parte interessada).
Hortolândia tenta amenizar o clima da cidade recuperando matas ciliares plantando árvores nativas em áreas de preservação permanente. Nos últimos dois anos foram plantadas cerca de 13,5 mil mudas.
...pt.wikipedia.org/wiki/Região_Metropolitana_de_Campinas - 68k -

PARABÉNS, REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS!
ESTAMOS ESPERANDO QUE OUTROS MUNICÍPIOS SIGAM OS BONS EXEMPLOS, urgente, O PLANETA AGONIZA!
Se cada brasileiro plantasse uma árvore por ano, a cada ano teríamos 180 milhões de novas árvores, vamos chegar lá, meus(minhas) amigos(as)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário