28 março 2008

SÃO PAULO - CAPITAL - PRECISA PLANTAR 78.410.295 POR ANO


São Paulo precisaria plantar 78.410.295 árvores por ano (ou 150 por minuto) para neutralizar o efeito das 15,7 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) que a cidade lança na atmosfera anualmente. O dado é uma conclusão do relatório Emissões de Gases: Efeito Estufa no Município, feito pelo Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). Em 2006, segundo o estudo, foram plantadas 160.000 mudas na cidade.
Segundo o estudo, a combustão da gasolina dos carros e do diesel utilizado por ônibus e caminhões responde atualmente pela metade da emissão de CO2 da cidade. Depois, vem o lixo orgânico despejado nos aterros, que também produz gases nocivos. Por último, está o consumo de energia elétrica.
Uma portaria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente exige que, a partir de março, eventos em parques apresentem um cálculo de emissão de gases de efeito estufa e uma proposta para neutralizá-la com o plantio de árvores. “É preciso que a neutralização se torne política municipal”, diz o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo deste domingo.
O secretário defende ainda a maior utilização dos trólebus, os ônibus elétricos, para redução da poluição. “Já tivemos 500, uma das maiores frotas do mundo”, diz – hoje, a cidade conta com apenas 150. Dois projetos da secretaria prevêem o uso obrigatório de energia solar em novos prédios e a certificação de toda a madeira vendida na cidade, para evitar que o município contribua com o desmatamento em outras regiões do país.
Fonte:
http://www.reciclecarbono.com.br/index_biblio.htm


- Muito bem, vamos continuar plantando, com certeza conseguiremos neutralizar uma boa parte do CO2 de São Paulo, mas sugerimos à Prefeitura da Capital, a montagem de um esquema central de restrição de acesso de veículos de passeio, sòmente coletivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário