30 abril 2008

GELADEIRA QUE NÃO USA ENERGIA ELÉTRICA - INVENÇÃO

Um grupo de pesquisadores do Instituto Técnico da Dinamarca descobriu um novo método de resfriamento, que consiste em usar materiais magnéticos no lugar de eletricidade.
O novo método usa campos magnéticos opostos para aumentar a temperatura do material a ser resfriado. Esse calor é transportado por uma fluido não volátil, como por exemplo a água e então é resfriado. Embora a primeiro protótipo só esteja pronto em 2010, os pesquisadores obteram um rendimento de até 60 % em relação aos refrigeradores atuais e já conseguiram resfriar um quarto de 20°C a 11°C.
O grupo acredita que a invenção não seja usada nas atuais industrias de refrigeradores, pois a tecnologia aplicada ainda é cara em relação a dos refrigeradores atuais. Mas existe outra grande vantagem: os novos regrigeradores não fazem barulho, beneficiando empresas ou estabelecimentos que necessitam de ambiente sem nenhum ruído.
Ainda que esse tipo de pesquisa para resfriar objetos não seja novo, esse foi o primeiro experimento em ambientes fechados.
Traduzido por Emanuel Valente
Fonte: http://www.denmark.dk/en/servicemenu/News/ScienceAndITNews/MagneticRefrigeratorNeedsNoElectricity.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário