16 abril 2008

O JAPÃO E A PRODUÇÃO DE ELETRICIDADE A PARTIR DAS CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL


14/04/2008

Matsushita lançará células de combustível domésticas em 2009

TÓQUIO (Reuters) - O conglomerado Matsushita Electric Industrial anunciou na segunda-feira que lançará sistemas de célula de combustível para uso doméstico no Japão no ano fiscal que começa em abril de 2009.
Células de combustível produzem eletricidade a partir de uma reação química com hidrogênio e são consideradas ambientalmente corretas porque os principais subprodutos da reação são água e calor.
O preço ainda está sendo definido, mas manter os sistemas abaixo de 1 milhão de ienes (9.892 dólares) é uma meta possível, informou um representante da Matsushita.
A companhia japonesa, que fabrica os produtos com marca Panasonic, planeja vender de 3 mil a 5 mil unidades até março de 2011 e 60 mil a 100 mil unidades no ano que se encerra em março de 2016.
Rivais da Matsushita em sistemas de células de combustível incluem a Nippon Oil Corp e a Ebara Corp .
(Por Kiyoshi Takenaka)

O que são Células de Combustível ?
Uma célula de combustível é uma célula electroquímica que converte continuamente a energia química de um combustível e de um oxidante em energia eléctrica, através dum processo que envolve essencialmente um sistema eléctrodo/electrólito [Kordesch et al., 1996].
Uma célula de combustível pode converter mais do que 90% da energia contida num combustível em energia eléctrica e calor. No ano de 1996, as células de combustível com ácido fosfórico (CCAF) apresentavam uma eficiência de conversão eléctrica de 42%, com uma elevada produção de calor [Kordesch et al., 1996].

Nenhum comentário:

Postar um comentário