14 abril 2008

SENHORES EMPRESÁRIOS, SIGAM O EXEMPLO DA COCA-COLA


No dia 22 de março, data em que é comemorado o dia Internacional da Água, organizações de proteção ao meio ambiente e mídia receberam um informativo da assessoria de imprensa da empresa Coca-Cola Brasil com um título curioso: "Coca-Cola Brasil reduz o consumo de água em 5%".
Não que os brasileiros tenham trocado água pelo refrigerante, mas trata-se de uma campanha interna da empresa em diminuir o consumo de água para a fabricação do produto.
Essa queda no consumo da água é derivada do “Programa Água Limpa”, adotado pelo Sistema Coca-Cola Brasil e seus 17 fabricantes. O resultado foi a média de consumo de 2,10 litros de água (incluído o litro dentro da embalagem) para cada litro de bebida produzido em 2007, reduzindo 5% em relação à media de 2006. Há 11 anos, o consumo de água na Coca-Cola Brasil era de 5,4 litros/litro de bebida, descreve o informativo.
Segundo o documento, "os 5% de economia de água da Coca-Cola Brasil são suficientes para abastecer 37,5 mil famílias de quatro pessoas durante um mês, considerando um consumo de 200 litros de água, por pessoa, por dia".
Ainda conforme o release, "a Coca-Cola possui políticas, programas, requisitos e diretrizes voltados para a área de meio ambiente, que compõem o Sistema de Gestão Ambiental da Coca-Cola, chamado também de eKOsystem. Entre esses programas, destaca-se o "Água Limpa", que trata, entre outras coisas, da qualidade da água que é devolvida à rede de esgoto pelos fabricantes e da economia na utilização deste bem cada vez mais escasso no planeta. Mesmo sendo o Brasil o país com as maiores reservas de água potável, possuindo cerca de 12% do total conhecido, não é aceitável o desperdício de um dos mais valiosos bens naturais, absolutamente essencial à vida de quase todos os organismos vivos".
Louvável o interesse da empresa em se preocupar com o meio ambiente, porém o apresentado no informativo não mostra detalhes sobre o tratamento dado aos resíduos da produção além de comentar somente sobre o cenário nacional de uma empresa líder mundial. Espera-se que os mesmo cuidados tenham sido iniciados ou até mesmo avançados globalmente, pois comemoramos o dia Internacional da Água. E para o leitor um alerta: beber água é um hábito muito mais saudável.
Autor: Fernanda Prado Santana
Fonte:http://www.riosvivos.org.br/canal.php?canal=25&mat_id=11777

Nenhum comentário:

Postar um comentário