15 maio 2008

JAGUARIÚNA(SP) - UM ÓTIMO EXEMPLO DE CUIDADOS COM A NATUREZA


A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Jaguariúna conta com um viveiro de mudas para reflorestamento, manutenção das matas ciliares e arborização urbana. São aproximadamente 60 espécies diferentes. Além disto, a Secretaria adquire mudas de árvores de pequeno, médio e grande portes para disponibilizar aos munícipes para plantio em calçadas. Os interessados podem requerer, gratuitamente, mudas de árvores, assim como informações sobre cuidados e espaços adequados para cada uma das espécies.
A Prefeitura de Jaguariúna realiza um trabalho ecologicamente correto com os galhos recolhidos nas ruas do município, originários de podas e cortes de árvores. Ao invés de depositá-los em aterro sanitário, o material é transportado até o Centro de Educação Municipal Ambiental ‘Dr. Darcy Machado de Souza’ para ser submetido a um Triturador que faz a moagem dos galhos, reduzindo o seu volume (17 caminhões de galhos ‘in natura’, resultam em um caminhão de galho triturado). O material triturado é reaproveitado e doado aos agricultores do município. Aplicado diretamente no solo, ele ajuda a manter a umidade, dificulta a germinação de plantas daninhas e, quando decomposto, transforma-se em adubo orgânico.
Em 2006, foram doados 75 caminhões de galhos picados para reaproveitamento nas propriedades rurais
Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Sama) - Rua José Alves Guedes, 575 – Centro - Jaguariúna – tel. (19) 3867 4226 - agricultura@jaguariuna.sp.gov.br
Gostaria de cumprimentar o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Jaguariúna(Sr. Irineu Gastaldo), e também a todos que compõem aquele órgão municipal, pela responsabilidade e carinho com o nosso meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário