12 maio 2008

A RESERVA DE WOLONG EM SICHUAN - CHINA
















LEMBREM-SE SEMPRE, PRESERVAR A NATUREZA É PROLONGAR A VIDA DO PLANETA.
Reserva Natural de Wolong, terra natal do panda gigante
2007-04-18
Faz mais de 20 anos, devido ao principal alimento do panda gigante, o bambu flecha, murchou-se massiva, os músicos chinesmentees compuseram esta canção para lançar uma campanha social com o objetivo de preservar este precioso animal em perigo de extinção. Foram transcorridos muitos anos e, atualmente, na reserva natural de Wolong, o bambu flecha cresce exuberante, enquanto os pandas gigantes, um dos animais mais antigos do mundo, vivem felizmente, sem ter preocupação por causa da alimentação.
A reserva natural de Wolong se situa no noroeste da província de Sichuan e é um dos habitats principais da espécie. Como os pandas gigantes selvagens apenas se estabelecem em zonas montanhosas e florestais mais profundas das províncias de Sichuan, Shaanxi e Gansu, é muito difícil para os turistas terem a oportunidade de encontrá-los.
Devido a isto, se quiserem ter a oportunidade de apreciá-los, a melhor opção será o Parque do Panda Gigante de Zhong Hua, localizado na reserva natural. Zhang Liming, funcionário do parque, afirmou:
"Nosso propósito é criar condições favoráveis para que os pandas gigantes vivam saudável e felizmente. Também queremos oferecer às pessoas que gostam deste animal simpático a oportunidade de observá-lo de perto. Contemplando-o em seu ambiente, os visitantes entenderão porque a humanidade deve proteger o meio-ambiente e conhecerão a história da espécie. Creio que depois de visitar nossa reserva os turistas terão uma idéia mais concreta sobre o panda gigante, um precioso fóssil vivo".
Seu corpo redondo, candidez encantadora e pele de cor negra e branca é o que leva muita gente a se encantar pelo panda gigante, espécie que conta com 100 exemplares no parque. Ao entrar na zona principal vemos que os pandas estavam praticando esportes ao ar livre, alguns desfrutando do sol, outros passeando pelo pátios e vários brincando nos aparatos esportivos. Empregados da instalação nos explicaram que a espécie possui algumas semelhanças com o urso, como sua capacidade de subir em arvores.
Eles não caem facilmente das árvores e, se isto acontecer, seu corpo gordo lhes oferece uma boa proteção.
O mais preocupante para estes animais é relacionado com sua alimentação. Segundo um criador, antes os pandas gigantes comiam carne, mas pouco a pouco se converteram em vegetarianos, que vivem principalmente de bambu. As condições climáticas da reserva de Wolong são muito favoráveis para o crescimento desta planta, o que a faz atrativa desde a antigüidade para os pandas.
Considerando que este animal já não coma carne, apenas bambu, seu sistema digestivo não avançou muito. Normalmente, para conservar a energia, eles não fazem movimentos drásticos.
Rebecca Hasse, turista norte-americana, Rebecca Hasse, estava muito interessada nas atividades do animal e tirou foto. Ela nos expressou com alegria:
"Estou muito contente por ter contato direto com o panda gigante. São animais muito lindos e amáveis. Quero que este parque tenha cada vez mais pandas".
Em Wolong existem ainda um hábitat bem equipado, especializado no cuidado dos pandas recém-nascidos. No local se empregam métodos artificiais para a criação de filhotes, que ao nascer são tão pequenos como a mão de um ser humano, permanecem com seus olhos fechados e têm pouco pêlo. No entanto, este aspecto muda rapidamente e em poucos meses os pequenos se convertem em encantadores expoentes da espécie.
Ao observar todo o processo de amamentar o filhote, Zhang Shicang, proveniente da província de Taiwan, da China, comentou:
"Esta vez aprendi muito sobre o panda gigante. O guia nos contou a história e as condições exteriores para sua criação. Agora sei que a reprodução do animal não é tão fácil e que a fêmea não é muito capaz de criar seus bebês".
É muito alta a taxa de mortalidade dos filhotes do panda gigante, por enfermidades congênitas ou adquiridas, ou por serem esmagados inconscientemente pela mãe. No entanto, a causa principal é que depois de um parto numeroso, a mãe não tem capacidade para atendê-los. Por isto, os funcionários do centro de criação artificial assumem o cuidado.
Há cada dia mais turistas que gostam muito do panda gigante e se oferecem para serem voluntários desta área, como a japonesa Kodama Midori, que veio a China junto com 3 amigas para trabalhar 1 semana na instalação. Ela nos explicou:
"Todas as manhãs alimentamos os pandas. De tarde e de noite limpamos os habitats. Normalmente não temos uma oportunidade como esta de ter um contato direto tão próximo com o panda gigante. Estamos muito contentes".
Na verdade, as pessoas que visitam Wolong em diferentes estações podem ver as distintas etapas da criação do panda gigante. Segundo um especialista nos estudos deste animal, Li Desheng, no verão a espécie é mais ativa, no outro é quando acontecem os partos e na primavera se acasalam. Li nos contou:
"Os pandas gigantes selvagens brigam para obter o direito de acasalar primeiro. No entanto, as condições artificiais não podemos deixá-los manter estas disputas. No período de cio, colocamos os pandas gigantes de ambos os sexos em jaulas vizinhas. Durante esta etapa, eles emitem diferentes sons: no começo fazem como os pássaros, depois como os cães e, no final, como as ovelhas".
Além dos pandas gigantes criados artificialmente, também vivem na reserva natural de Wolong mais de 100 pandas selvagens, número que representa 10% do total mundial. Antes, não era permitido que turistas normais entrassem no hábitat, mas com a abertura do projeto turístico já é possível apreciá-los através de perto.
Fonte:http://portuguese.cri.cn/101/2007/04/18/1@65937.htm

Um comentário:

  1. Olá , belo blog . Vc sabe como é possível estar lá ? Hospedagem e reservas para estar com os pandas ? Obrigada , Giselle

    ResponderExcluir