06 junho 2008

3.425.000 - TRÊS MILHÕES E QUATROCENTOS E VINTE E CINCO MIL NOVOS VEÍCULOS, SERÃO SOMADOS Á FROTA BRASILEIRA EM 2008 -


MEUS CAROS AMIGOS, PERGUNTO A VOCÊS, QUANTAS TONELADAS E CO2 SERÃO INCORPORADAS NA ATMOSFERA?
COMO FICARÁ O TRÃNSITO NAS GRANDES CIDADES?
QUANTOS MILHÕES DE ÁRVORES, SERÃO NECESSÁRIAS, PARA NEUTRALIZAR ESTAS NOVAS EMISSÕES?
ATÉ QUANDO O PLANETA SUPORTARÁ?
E NÓS, PARA ONDE IREMOS??????
DIANTE DE VOLUMOSA PRODUÇÃO, NECESSÁRIA SE FAZ, A RETIRADA DOS VEÍCULOS VELHOS DAS RUAS - SUBSTITUINDO POR NOVOS, MAIS EFICIENTES E ECOLÒGICAMENTE CORRETOS, OU SEJA, MENOS POLUIDORES.
URGENTE É A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE EFICIENTE DE TRANSPORTE PÚBLICO - INTEGRANDO OS DIVERSOS MEIOS DE TRANSPORTES, VISANDO DAR MAIOR CONFORTO ÀS PESSOAS QUE PRECISAM SE LOCOMOVER NAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS.

05/06/2008 - Anfavea espera vendas superiores a 3 milhões de veículos

A produção total de veículos em 2008 pode chegar a 3,425 milhões

O aquecimento do mercado brasileiro de veículos gerado pelo bom momento da economia fez a associação que representa as montadoras instaladas no país ampliar suas estimativas de desempenho para o ano, que já previam vendas e produção recordes. O novo patamar em que trabalha a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é de um crescimento das vendas de 24,2% sobre 2007, para 3,060 milhões de unidades, contra estimativa anterior de vendas de 2,895 milhões.

Já em termos de produção, os novos dados da entidade apontam para expansão de 15%, para 3,425 milhões de veículos. Anteriormente, a expectativa era de alta para 3,235 milhões. O número inclui automóveis, utilitários, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários."A economia brasileira já está se apresentando em um novo patamar de tamanho e a indústria automotiva apresenta essa mesma lógica. A partir de maio do ano passado todos os nossos números começaram a indicar que entramos em um patamar novo de mercado interno, (com vendas) acima das 220 mil unidades", disse o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, a jornalistas."Saímos de um patamar de mercado interno que se apresentou até o final do primeiro semestre do ano passado de menos de 200 mil veículos por mês e estamos em um patamar novo que deve se consolidar a partir de agora em mais de 220 mil ou 230 mil veículos por mês, apresentando um crescimento a partir de agora de uma maneira mais saudável, sem grandes saltos", acrescentou Schneider."O fundamental é que esse crescimento tem se dado sem desabastecimento do mercado, com preço do veículo dentro de um patamar adequado e investimentos importantes no sentido de aumentar a produção e atender a demanda", explicou. Ele citou que as montadoras têm US$ 5 bilhões em investimentos anunciados este ano no país para aumentar a capacidade produtiva de 3,5 milhões para 3,85 milhões de veículos.

Em termos de exportações, a expectativa da Anfavea é de crescimento em valor de 7,4%, para US$ 14,5 bilhões, mas de queda de 1% em unidades, para 780 mil. Segundo Schneider, o quadro reflete momento em que as montadoras estão vendendo no mercado externo veículos de maior valor. Segundo ele, a interrupção no movimento de queda nos juros e de alta da inflação não tem surtido efeito no desempenho do setor ainda. "Por ora, não tem afetado o mercado a ponto de interromper decisões de investimento. O mercado vai se acomodar num crescimento mais paulatino, mais cadenciado.

"O presidente da Anfavea explicou que, como a base de comparação com o segundo semestre de 2007 é forte, os próximos seis meses não apresentarão crescimentos tão elevados quanto o acumulado de janeiro a maio, período em que as vendas internas avançaram 30,3% sobre os cinco primeiros meses do ano anterior, para 1,15 milhão de unidades.

Maio mais forte

As vendas de veículos novos e produção no mês passado foram recordes para o mês, de acordo com os dados da Anfavea, mas o desempenho poderia ter sido ainda melhor não fossem dois feriados no mês. Em maio foram vendidos 242 mil veículos novos, queda de 7,4% sobre o recorde histórico registrado em abril, de 261,2 mil unidades. Na comparação com maio do ano passado, houve crescimento de 14,6%.

A produção no mês passado deixou o recorde de mais de 300 mil veículos de abril, fechando em queda de 3,5% nessa comparação para 289,9 mil unidades. De janeiro a maio, a produção somou 1,38 milhão de veículos, 21% mais que o registrado um ano antes. As vendas externas no mês passado somaram 1,11 bilhão de dólares, queda de 11,1% sobre abril, e de 6,6% na comparação com maio de 2007.

De acordo com os números da Anfavea, a Fiat ocupa a primeira posição no ranking de montadoras em termos de vendas de automóveis e comerciais leves, com 274.071 veículos comercializados de janeiro a maio. Em segundo, aparece a Volkswagen, com 240.843 unidades, seguida de perto por General Motors, com 235.318 e Ford, com 102.337.
Fonte: Agência Reuters e UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário