22 junho 2008

AS ESPÉCIES DESLOCADAS...PEIXE VENENOSO EM ÁGUAS DE CUBA



19/06/2008 - Peixe venenoso aparece em águas cubanas
O peixe-leão, uma espécie venenosa dos oceanos Índico e Pacífico, voltou a aparecer em águas cubanas, onde já havia sido detectado no ano passado, informou a imprensa oficial de Cuba.
Conhecido por seu exotismo e muito procurado por donos de aquários, o peixe-leão pode atingir, da cabeça à cauda, até 40 centímetros e tem o corpo coberto por espinhos --são eles que carregam o veneno utilizado como mecanismo de defesa. A substância, apesar de não matar humanos, poder gerar dor intensa e reações alérgicas no local do contato.
"Por ser um fenômeno novo em Cuba, não podemos assegurar que se transforme em um perigo iminente para as pessoas", disseram ao jornal "Juventud Rebelde" os especialistas do Aquário Nacional de Cuba Armando Olaechea e Raúl Igor Corada.
Peixe-leão, espécie exótica que possui espinhos venenosos em seu corpo, voltou a ser encontrado em águas cubanas
Embora até o momento não tenha sido reportado na ilha nenhum acidente relacionados com seus espinhos tóxicos, os biólogos alertam que se trata de uma espécie "intrusa" e afirmam que, do ponto de vista científico, seu perigo é que se transforme em predador de algumas espécies no Caribe.
O peixe-leão foi detectado pela primeira vez nas águas orientais de Santiago de Cuba em junho de 2007. Um mês depois, foi encontrado no litoral de Caibarién, no centro do país, e também foi visto por mergulhadores nas províncias de Havana, Matanzas e Ciego de Ávila.
O jornal "Juventud Rebelde" declara que sua presença no litoral local "não deve alarmar ninguém, porque não é realmente um fato generalizado" e ressalta que "geralmente, eles são encontrados entre os recifes e não em praias limpas".
"Ainda não conhecemos exatamente o que pode ocorrer com o peixe-leão. Talvez não se adapte completamente ao Caribe --o que duvidamos-- ou talvez desloque outras espécies", afirmou o ictiólogo cubano Alain Durán, citado pelo jornal.

Fonte: Efe (Havana)

Foto: Peixe-leão, espécie exótica que possui espinhos venenosos em seu corpo, voltou a ser encontrado em águas cubanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário