10 junho 2008

AS RESERVAS DO BRASIL - ILHA DOS PAPAGAIOS E SUPERAGUI




A Ilha dos Papagaios e Superagui
Oficialmente conhecida como Ilha do Pinheiro, localiza-se na Baía dos Pinheiros e é outro ponto maravilhoso para se ficar a bordo de um veleiro. Além do belo pôr-do-sol que se pode observar olhando para a Ilha do Superagui ao seu lado, podemos curtir a revoada dos papagaios- de-cara-roxa que ali vêm para pernoitar. O local é muito bem abrigado e com bom calado, fazendo com que seja um ótima opção de passeio para um feriado prolongado.

Formado pelas ilhas de Peças e Superagui, o Parque Nacional do Superagui foi declarado, em 1999, Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO, sendo considerado um dos ecossistemas costeiros mais notáveis do planeta e um dos raros recantos naturais da Mata Atlântica ainda intocados pelo homem.

A floresta de restinga abriga grande variedade de orquídeas e espécies animais raras e em extinção, como o mico-leão-da-cara-preta e o papagaio-de-cara-roxa, o chauá, que só existem lá. O manguezal preservado é berçário de várias espécies marítimas.
A Ilha do SuperaguiA Ilha do Superagui na verdade é uma ilha artificial, pois foi criada em 1953 com a construção do Canal do Varadouro. Na região sul, no lado interno da ilha e de frente para a Ilha das Peças, há o vilarejo dos pescadores, com alguns restaurantes e pousadas. É uma ótima opção para um almoço curtindo o visual da barra e Ilha do Mel ao fundo. No verão recebe muitos turistas vindos de lá em pequenas voadeiras ( coisa de 20 min de travessia ). A barra fica bem próxima, gerando um grande banco de areia onde é possível dar uma agradável caminhada e tomar um banho de mar delicioso.
Fonte:http://www.madeincuritiba.com.br/musashi/superagui.htm

Informações adicionais: 1 - Rodney, do veleiro Four Winds, disponibiliza os waypoints para se chegar à Baía dos Pinheiros em seu site : Waypoints
2 -Papagaio de cara-roxa
Reino: Animalia,
Filo: Chordata
Classe:Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Nome científico: Amazona brasiliensis
O papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) é uma das aves que estão sob risco de extinção no mundo. A espécie é endêmica de uma região, isto é, somente é encontrada em um único lugar no mundo. Sua área de ocorrência abrange uma estreita faixa que vai do litoral sul de São Paulo, atravessa a costa do Paraná e chega até o extremo norte do litoral de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário