05 junho 2008

DIA MUNDIAL DE PRESERVAÇÃO DO MEIO-AMBIENTE - NORUEGA






HÁ UM ANO ATRÁS...
A Organização das Nações Unidas (ONU) deu à Noruega a missão de ser anfitriã do Dia Mundial de Preservação do Meio-Ambiente, que terá início em 5 de junho 2007. O dia será celebrado em mais de 100 países, e o tema deste ano será “Gelo que derrete, um tema quente?”.

4/6/2007 :: O Ministério Norueguês do Meio-Ambiente escolheu a cidade de Tromsø para organizar os eventos, que serão realizados entre os dias 3 e 5 de junho. A cidade foi escolhida para as celebrações porque, em seu ambiente propício à pesquisa científica polar, a Universidade de Tromsø e o Instituto Polar Norueguês são atores importantes nesse âmbito. Além disso, Tromsø tem vivenciado a história tanto agora quanto antes.
O objetivo do evento é divulgar conhecimentos e criar interesse pela questão ambiental. O Dia Mundial de Preservação também irá acentuar 2007 como o Ano Internacional dos Pólos.
O gelo é muito importante para o ambiente no planeta. Ele reflete o calor do sol e faz mantém a temperatura estável. Também é uma fonte muito importante de água doce, e consiste em parte vital do sistema ecológico da Terra. Se o gelo dos pólos se fundirem e os picos gelados se retraírem, as condições dos homens e animais no Ártico mudarão. Espécies ameaçadas de extinção e comunidades inteiras perderiam seus meios de subsistência. O derretimento do gelo ártico causaria um crescente aquecimento, tanto regional quanto global. O aquecimento no Ártico é um perigo ao clima e à existência em todo o mundo.
Durante a primeira semana de junho, o Dia Mundial de Preservação do Meio-Ambiente será celebrado com festas, espetáculos, premiações, conferências internacionais e cursos.

Fonte: por Marie Koch Singelstad/http://www.noruega.org.br/policy/environment/cooperation/environment_day.htm
Fotos:
Arctic Tern (Sterna paradisaea) in flight-Fotógrafo/artista: Darrell Gulin (01),
Norway, Svalbard, Longyearbyen, observatory in snowy field-Fotógrafo/artista: Kevin Cooley(02), Valley with river in mountains, Norway-Fotógrafo/artista: John Wang (03)

Nenhum comentário:

Postar um comentário