06 junho 2008

ISLÂNDIA, UM PAÍS QUE JÁ FOI RECOBERTO POR FLORESTAS
















...nas minhas pesquisas pela net, encontrei um blog muito interessante, de um brasileiro que lá vive. Posto aqui, algumas fotos tiradas por ele. Nelas, ele mostra as terras desnudas que um dia foram cobertas por florestas. Este, se não fizermos nada para deter os desmatamentos, poderá ser o retrato do planeta nos próximos anos...tal qual a lua, sem vida!
Veja parte do texto e as fotos da Islândia...

O parque nacional de Þingvellir (Vale do Parlamento), onde o parlamento islandês costumava a se reunir do ano 960 até 1800, e onde também foi declarada a independência da Islândia em 1944, que é um lugar de uma beleza natural espetacular. Foi interessante ver que mesmo sendo este o primeiro dia do verão ainda tinha muita neve nos vales e colinas além da capital.

As paisagens naturais na Islândia são ao mesmo tempo de uma beleza intocada mas também um exemplo de um cataclisma ecológico, isso porque quando o país foi colonizado haviam florestas que cobriam as terras baixas, e hoje em dia não sobrou literalmente uma única árvore. Os colonizadores dizimaram as florestas até a última árvore, para construírem barcos e casas nos séculos IX e X. Hoje em dia só existem àrvores dentro das cidades, que foram plantadas nas últimas décadas. O resultado é um terreno quase lunar, com vastos campos de lava que se estendem à perder de vista. Os próprios islandeses gostam de mencionar com um estranho orgulho o fato de que a NASA testou algumas de seus sondas destinadas à lua aqui na Islândia, pelo país ter as condições mais próximas às da lua. É mesmo um lugar de uma beleza única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário