05 junho 2008

MARAVILHA I - AÇORES(PORTUGAL) - HOJE EU SÓ QUERIA MOSTRAR-LHES AS MARAVILHAS DO PLANETA...


...tenho pesquisado bastante, na busca de lugares, realmente, preservados no planeta...caso algum amigo tenha alguma sugestão, pode enviá-la, sugestões sempre serão bem vindas, afinal este espaço é de todos os que amam a Natureza.

Vida marinha das ilhas é das mais bem preservadas do mundo - Greenpeace 2006-05-12 A

A organização ambientalista Greenpeace, que terminou hoje uma expedição de três semanas nos mares dos Açores, afirmou que o arquipélago constitui um dos pontos do mundo onde a vida marinha está mais bem preservada
"Pelas várias expedições em que participei, posso garantir que começam a ser poucos os locais no mundo tão bem preservados", salientou o activista Richard Page, a bordo do navio "MY Esperanza", atracado no porto de Ponta Delgada.
Para o ambientalista, ligado à Geenpreace há 13 anos, os Açores "têm muita sorte" em manter as suas comunidades piscícolas, assim como os corais de profundidade e a flora marinha em "bom estado".
O arquipélago constitui "um exemplo mundial" ao nível da protecção da vida marinha, considerou o membro da associação ambientalista, que destacou recentes medidas de protecção dos fundos marinhos.
"Parece-me que o governo açoriano tem sido muito sensível à preservação do fundo do mar das ilhas, através da criação de legislação", afirmou Richard Page, para quem "em boa hora" as autoridades proibiram o uso das redes de arrasto na região.
Durante a expedição nos Açores, inserida no âmbito do programa "Defending Our Oceans" (Defendendo os Nossos Oceanos), os activistas da Greenpeace, em colaboração com elementos do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal e investigadores da Universidade dos Açores (DOP), efectuaram vários mergulhos para captar fotografias e vídeos.
Segundo disse, a bordo do "MY Esperanza", um dos três barcos da Greenpeace, seguiram 34 pessoas, 20 tripulantes (dos quais dois investigadores do DOP) e 14 activistas, com o objectivo de demonstrar ao mundo a importância da preservação marinha.
Ao longo das três semanas, visitaram vários locais dos mares do arquipélago, entre os quais o ilhéu das Formigas (junto a Santa Maria) e o Banco D. João de Castro (junto a Terceira), para estudar a acústica dos mamíferos e captar imagens "já disponíveis no site da Greenpeace", disse.
Para Frederico Cardigos, do departamento de Oceonografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, a presença da Greenpeace nos Açores foi muito "profícua", pois "permitiu aos investigadores locais visitarem zonas do oceano de difícil acesso".
Para além das imagens recolhidas de cetáceos (golfinhos, baleias, etc), foi também possível "documentar a riqueza do mundo aquático no arquipélago", com um câmara suspensa até aos 800 metros de profundidade.
Segundo Frederico Cardigos, foi ainda possível "compreender mais sobre a ecologia associada às espécies".
"Já sabíamos que determinadas espécies de peixes viviam a determinadas profundidades e nos locais visitados, mas agora temos mais certezas", afirmou o investigador do DOP.
O "MY Esperança", que iniciou a sua jornada em Novembro na Antártida, segue para o Mediterrâneo, depois de deixar os Açores.
Foto: Estrelas do mar da espécie Pycnopodia helianthoides, apelidada de girassol. Coletada em 2003 numa expedição do Censo de Vida Marinha, a espécie se caracteriza por movimentos lentos dentro d’água. (por Casey Debenham)

Nenhum comentário:

Postar um comentário