19 junho 2008

MOVIMENTO YAMAGUISHI - UM EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE




Aqui em Jaguariúna, temos a sede de uma unidade do Movimento Yamaguishi, vale a pena visitar e conhecer o trabalho deles. Produtos orgânicos, cidadania responsável e sustentabilidade.

Limpeza dos rios:

A Vila Yamaguishi em parceria com a ONG Amigos do Camanducaia vem realizando anualmente a limpeza dos rios, mobilizando os alunos das escolas da região, numa pratica de educação ambiental. A região de Jaguariúna onde está inserida a Vila Yamaguishi, è cortada por três rios, Jaguari, Camanducaia e o rio Atibaia. Esses rios acabam recebendo além do esgoto, uma grande quantidade de lixo sólido das cidades que foram sendo construídas ao longo de suas margens.

A Vila Yamaguishi em parceria com a ONG Amigos do Camanducaia e escolas de Jaguariúna, promovem a limpeza dos rios como uma forma de conscientização e educação Ambiental.

No ano passado foram recolhidas 12 toneladas de lixo nos rios da região e encaminhados para a reciclagem.Uma parte deste lixo ficou exposta durante uma semana no centro da cidade de Jaguariúna, como uma forma de conscientização da sociedade local para o problema do lixo urbano, ao mesmo tempo, serviu para reivindicar junto as autoridades locais a coleta seletiva e a reciclagem do lixo.

Repovoamento dos rios:

Paralelamente a limpeza dos rios, também é realizada a soltura de alevinos (filhotes) de peixes nativos da região, com grande participação da comunidade local. Essa prática exercida desde 1.998 já está se tornado uma tradição na cidade, e a população começa a demonstrar uma mudança de cultura perante as questões ambientais. A Vila Yamaguishi através das ações de seus moradores, busca cada vez mais, uma grande interação com a comunidade local, despertando para a convivência harmônica com todas as formas de manifestação da vida.

Aprendizado ambiental:

Alem das atividades praticas, anualmente os moradores da Vila Yamguishi organizam juntamente com a Amigos do Camanducaia a SEMEANJA - Semana do Meio Ambiente de Jaguariúna, trazendo palestras de especialistas em temas ambientais de interesse da comunidade.

No salão de eventos da Vila Yamaguishi constantemente são promovidos encontros de ambientalistas e agricultores para discutir questões de preservação ambiental e agricultura sustentável.

Fonte: http://www.yamaguishi.com.br/associacao/meio_ambiente.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário