01 junho 2008

NOSSOS MARES - GRANDES DEPÓSITOS DE LIXOS E ESGOTOS


Até o ano 2050 é estimado que a população mundial tenha aumentado para cerca de 12 bilhões de pessoas.

Dessas, cerca de 60% viverão numa distância de até 60 quilômetros do mar. As atividades de agricultura e indústria necessárias para manter essa população irão aumentar as já significativas pressões nas áreas costeiras férteis.

Como água e óleo.
Outro impacto significante da atividade humana nos oceanos é a poluição marinha. Não se trata apenas do petróleo que vaza de acidentes ou é jogado ilegalmente no mar. Apesar da alta visibilidade dos estragos marinhos causados pelo petróleo, este estrago é pequeno quando comparado com poluentes de outros tipos (incluindo esgoto doméstico, dejetos industriais, vazamentos de esgotos, restos urbanos e industriais, acidentes, sobras, explosões, abandono de estruturas e ferro-velho no mar, produção de petróleo, mineração, restos de nutrientes e pesticidas agrícolas, desperdício de fontes de calor e material radioativo).Estima-se que os recursos terrestres sejam responsáveis por 44% dos poluentes que entram nos mares, enquanto os depósitos na atmosfera respondem por 33%. Em comparação, o transporte marítimo é responsável por apenas 12%.
As zonas mortas
O impacto da poluição varia. A poluição de nutrientes causada por esgotos e pela agricultura pode resultar no feio e possivelmente perigoso florescimento de algas em regiões costeiras. Como essas algas morrem e se decompõem, elas esgotam o oxigênio da água. Em algumas regiões, esse efeito provocou o surgimento de “zonas mortas”, onde o oxigênio dissolvido na água cai a níveis impossíveis de sustentar a vida marinha. A poluição industrial também contribui para essas zonas mortas ao jogar no mar substâncias que, para se decompor, usam o oxigênio dissolvido.
Fissão nuclear
A contaminação radioativa no mar tem causas diversas. Historicamente, os testes de armas nucleares contribuíram para tal. A operação normal de usinas nucleares ao redor do mundo também polui o mar, mas de longe as maiores fontes de poluição radioativa deixada no mar são as usinas de processamento nuclear de La Hague, na França, e Sellafield, no Reino Unido. Os dejetos de ambas resultaram numa contaminação alastrada de recursos marinhos numa grande área; elementos radioativos das duas usinas que puderam ter sua origem descoberta foram encontrados em algas de locais tão distantes como a costa oeste da Groenlândia e a Noruega.
Produtos tóxicos
O despejo de produtos químicos feitos pelo homem nos oceanos envolve um número enorme de diferentes substâncias. 63 mil produtos químicos estão em uso hoje no mundo, sendo que 3 mil deles são responsáveis por 90% da produção total. A cada ano, algo em torno de mil novas substâncias químicas sintéticas aparecem no mercado.
De todos esses produtos, cerca de 4,5 mil estão na categoria mais séria. Estes são conhecidos como poluentes orgânicos persistentes (POPs). Eles são resistentes à própria decomposição e têm potencial para se acumular nos tecidos de organismos vivos (todos os da vida marinha), causando problemas hormonais que podem levar a disfunções reprodutivas, afetar o sistema imunológico e interferir no desenvolvimento normal de crianças.
Os POPs podem também ser transportados por longas distâncias na atmosfera e depositados nas regiões frias. Como resultado, os povos Inuit, que vivem no Ártico, a uma longa distância da fonte desses poluentes, estão entre as pessoas mais contaminadas do planeta, já que eles se alimentam de animais marinhos com muita gordura, como peixe e focas. Os POPs incluem substâncias altamente tóxicas como dioxinas e PCBs (bifenilos policlorados), além de pesticidas como DDT e dieldrin. Esses produtos químicos são também responsáveis pela falha de reprodução encontrada em algumas populações de ursos polares.
Vai um peixe com POPs aí?
Os frutos do mar e peixes consumidos por pessoas que vivem nas regiões de clima temperado também são afetados por POPs. Peixes mais gordos tendem a acumular POPs nos seus corpos e eles podem passar para os consumidores humanos. Quando os peixes são transformados em refeição e óleos de peixe e na seqüência são utilizados para alimentar outros animais, isso também leva os produtos tóxicos para os humanos. Camarões e moluscos criados em fazendas, gado leiteiro e porcos são animais alimentados com peixes em alguns países – conseqüentemente, carne, leite e derivados e peixes criados em fazenda ou na natureza são fontes de contaminação química.
Mineração
A poluição por metais resultantes das indústrias de mineração, produção e processamento pode afetar a saúde de plantas e animais marinhos e transformar alguns produtos do mar impróprios para consumo humano. A contribuição das atividades humanas pode ser bastante significativa: a quantidade de mercúrio jogado no meio ambiente por atividades industriais é cerca de quatro vezes a quantidade liberada naturalmente através de processos como erosão e ação dos ventos.
Petróleo
A forma mais visível e familiar de poluição é o vazamento de petróleo provocado por acidentes com petroleiros e limpeza dos tanques no mar. Além dos impactos de curto prazo obviamente visíveis, problemas sérios de longo prazo também podem surgir. No caso do petroleiro da Exxon Valdez que encalhou na Alasca em 1989, os impactos biológicos do vazamento ainda podem ser identificados mais de 15 anos depois do acidente. O Prestige, que afundou na costa da Espanha no final de 2002, causou grandes perdas econômicas ao poluir mais de 100 praias na França e Espanha e efetivamente destruir a indústria pesqueira local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário