23 junho 2008

O MUNDO VISTO DO ALTO - 1 - AFEGANISTÃO






AFEGANISTÃO - É um país interios, isto é não é banhado pelo mar. É montanhoso, embora inclua planícies no norte e no sudoeste. O ponto mais alto do Afeganistão, o Nowshak, atinge uma altitude de 7.485 m acima do nível do mar. Grandes extensões do país são secas, e o fornecimento de água doce é limitado. O Afeganistão tem um clima continental, com verões quentes e invernos frios. O país é frequentemente abalado por sismos (terremotos).
Além da capital, Cabul, as maiores cidades do país são Herat, Jalalabad, Mazar-e-Sharif e Kandahar, com uma população atual, aproximada de 30.000.000 de habitantes.


Geologia:
A gênese da região liga-se ao dobramento ocorrido no período Cezóico Terciário (moderno ou recente), de origem tectônica, quando a Península do Decão (Índia) chocou-se com o atual continente asiático, formando a maior cordilheira do mundo, o Himalaia. Na região do Afeganistão, o conjunto montanhoso chama-se Hindu Kush. Por estar na região de dobramento entre a Placa Tectônica da Índia e a Placa Asiática, o Afeganistão apresenta certas porções de seu terreno com relevos bastante acidentados. Esse tipo de relevo inclusive foi um obstáculo às tropas estadunidenses na invasão do país em 2001.
Clima:
Clima árido a semi-árido; invernos frios e verões quentes.
Na região há predomínio de intemperismo físico, com a ação conjunta das grandes variações de temperatura, do gelo e dos ventos. O processo é acentuado por ser a região de clima árido.
Estatística:
Área: 647.500 km2
Rios:
- Amu Dária ouAmudária (tadjique: Амударё, Amudaryo; persa: آمودریا‎, Âmudaryâ; uzbeque: Amudaryo; "dária" significa "mar" ou "grande rio") é o riomais extenso da Ásia Central, formado pela junção dos rios Vakhsh e Panj. Muitos dos habitantes da região, bem como a maior parte dos escritos medievais islâmicos, referem-se ao Amu Dária como Jayhoun (جيحون), nome dado a um dos quatro rios do Paraíso. O rio é navegável por mais de 1.450 quilômetros, e sua extensão total é de 2.400 quilômetros.- Comprimento: 2.400 km, Nascente: Montanhas Pamir, Foz: Mar de Aral.
- Rio Cabul -
- Rio Hari Rud -
- Rio Helmand
Relevo:
Terreno - principalmente montanhas escarpadas - o Hindu Kush e cordilheiras relacionadas; planícies no norte e sudoeste.
. ponto mais baixo: Amu Dária - 258 m
. ponto mais alto: Nowshak - 7 485 m
Recursos naturais:
Gás natural, petróleo, carvão, cobre, cromite, talco, barites, enxofre.
Uso da terra:
terra arável: 12,13%
cultivo permanente: 0,22%
outros: 87,65% (estimativa de 1998)
Terra irrigada - 23 860 km²
Perigos naturais:
- Ocorrem sismos nas montanhas Hindu Kush; cheias; secas
AMBIENTE: - problemas atuais -
Os recursos naturais de água doce são limitados;
abastecimento inadequado de água potável;
degradação dos solos;
sobrepastagem;
deflorestação (a maior parte das florestas que restam está a ser cortada para obter combustível e materiais de construção);
era do gelo.
. Acordos internacionais
. é parte de: Biodiversidade, Desertificação, Espécies Ameaçadas, Modificação Ambiental, Despejos Marítimos
. assinou mas não ratificou: Mudanças Climáticas, Resíduos Perigosos, Lei do Mar, Conservação da Vida Marinha.
Geografia: as montanhas do Hindu Kush - Hindoo Koosh ou Hindukush (persa: هندوکش, Hindi: हिन्दु कुश) é uma cordilheira no Afeganistão e Paquistão Ocidental. Consiste na extensão para ocidente das cordilheiras de Pamir, de Karakoram, e do Himalaia. O Hindu Kush é, geologicamente, nova, e está sempre em crescimento. De leste até oeste são 1200 km, de norte a sul são 240 km.
O nome Hindu Kush é habitualmente aplicado a toda a cordilheira que separa as bacias do rio Cabul e do rio Helmand da bacia do Amu Dária (o antigo Oxus).
Fonte: Wikipédia
Fotos: 1 - Bamiyan, Afghanistan - Fotógrafo: Travel Ink; 2 - Crowds of people and buses in the city, Kabul, Afghanistan - Fotógrafo: David Lomax; 3 - Devastation caused by Civil War 1991-1996, Kabul, Afghanistan - Fotógrafo: David Lomax
País continental - interior - situado numa região inóspita, tendo ainda o infortúnio de inúmeras guerras que assolaram suas matas, poluiram seus parcos recursos hídricos. Necessita refazer seus ecossistemas degradados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário