19 junho 2008

VOCÊ CONHECE O PROJETO TAMAR DE PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS?


O QUE É O PROJETO TAMAR

O que faz o Projeto TAMAR?

Protege as tartarugas marinhas, utilizando técnicas conservacionistas pioneiras, aprovadas pela comunidade científica internacional. Sua filosofia de trabalho envolve prioritariamente as comunidades costeiras, locais não predatórios capazes de melhorar a qualidade de vida dessas comunidades, gerando empregos diretos e indiretos. O caçador de tartarugas de ontem tornou-se o defensor da vida desses animais, resultado de um intenso programa de educação ambiental desenvolvido em 20 anos de vida TAMAR.

O que é o Projeto TAMAR?

É um Programa de conservação da natureza que tem como objetivo salvar as tartarugas marinhas do Brasil, ameaçadas de extinção. Foi criado em 1980, pelo IBAMA – Instituto Brasileiro de Maio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. O Projeto TAMAR – IBAMA é co-administrado pela fundação Pró-TAMAR, entidade civil, sem fins lucrativos.

Onde o TAMAR trabalha?

Em mais de 1.000 quilômetros de praia do litoral brasileiro, mantendo 21 bases de proteção e pesquisa, distribuídas em 08 estados – Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Quem trabalha no TAMAR?

Cerca de 400 pessoas tiram seu sustento trabalhando para o Projeto. A maioria são pescadores e famílias das comunidades onde o TAMAR mantém suas bases.Além dos pesquisadores, a cada temporada, cerca de 60 estudantes e recém-formados atuam em programas comunitários e de pesquisas e estagiários nas áreas biológicas e ambiental.

Quem acompanha a desova?

No período das desovas, de Setembro à março no litoral, e de janeiro àJunho, nas ilhas oceânicas, as principais áreas de reprodução são monitoradas todas as manhãs pelos biólogos e os pescadores tartarugueiros contratados pelo TAMAR. Eles também fazem as patrulhas noturnas, para marcar e medir as fêmeas que sobem a praia para desovar.

Onde acontece a desova?

As tartarugas marinhas normalmente procuram as praias à noite – Uma fêmea coloca aproximadamente 120 ovos por postura, cerca de cinco vezes, com intervalo de 15 dias, em uma mesma temporada. Os ovos são chocados pelo calor da areia e demoram de 50 a 60 dias para eclodirem.

A desova é protegida?

Hoje, como resultado prático das diferentes ações desenvolvidas pelo TAMAR junto às comunidades, principalmente de educação ambiental, as maiorias dos ninhos não são mais violadas, os ovos não são mais coletados. As fêmeas não são mais sacrificadas para servirem de alimento e o seu casco vendido para fabricação de adornos, utensílios e objetos de decoração. A desova é protegida, é um passo importante para garantir a sobrevivência das tartarugas marinhas.

Quantos filhotes nascem por ano?

Quando os filhotes saem à superfície, são contados, identificados e soltos para seguirem até o mar cada temporada de reprodução aproximadamente oito mil ninhos são protegidos pelo TAMAR, possibilitando a liberação de 350 mil filhotes por ano. No ano de 2.000 o TAMAR atinge a marca de 3.000,000 de filhotes protegidos desde a sua fundação.

Quem são as Tartarugas Marinhas?

São répteis, como tais, possuem pele seca, coberta de placas. Respiram por pulmões e a temperatura do corpo é regulada pela temperatura ambiente. Vivem todo o tempo no mar e somente as fêmeas saem da água por um curto período de tempo, para desova. Ficam adultas com cerca de 30 anos. Existem sete espécies no mundo, cinco delas ocorrem no Brasil.

Quais são as maiores ameaças?

De cada mil tartarugas nascidas, apenas uma ou duas vão chegar à idade adulta. Depois de adultas, poucos animais como os tubarões e as orcas conseguem ameaçá-las. As maiores ameaças são a poluição dos mares, a captura acidental em redes de pesca e a ocupação desordenada do litoral.

O que é captura acidental?

Muitas tartarugas marinhas morrem afogadas quando ficam presas em diferentes artes de pescas, como por exemplo cerca, rede de espera e currais. Isso acontece, principalmente, onde há concentração desses animais se alimentando, a maioria juvenis e sub-adultos.

AS CINCO ESPÉCIES
Tartaruga Cabeçuda (Caretta Caretta) - É a que faz o maior número de desova no litoral. Um dos motivos de seu apelido é o tamanho de sua cabeça que chega a medir 25 cm de diâmetro.

Tartaruga Verde (Chelonia Mydas) - A mais abundante pesa em média 250 quilos. Alimenta-se exclusivamente de algas e pode ser encontrada ao longo de todo litoral brasileiro.

Tartaruga de Pente (Eretmochelys Imbricata) - Também chamada de Tartaruga Verdadeira ou Legítima. Desova principalmente no litoral da Bahia. É uma das tartarugas marinhas mais ameaçadas de extinção, pois com o seu casco eram produzidos óculos, pentes, etc.

Tartaruga de Couro (Dermochely Coriacea) - Também chamada de Tartaruga Gigante. Atinge até dois metros de casco e pesa até 900 Kg. Desovam principalmente no litoral do Espírito Santo.

Tartaruga Olívia (Lepidochelys Oleácea) - É a menor de todas, medindo cerca de 60 cm e pesando em torno de 65 Kg. Desova principalmente no litoral de Sergipe.

- o¨o - o¨o - o¨o - o¨o - o¨o - o¨o - o¨o - o¨o - o¨o - o¨o - o¨o - o¨o - o¨o - o¨o - o¨o - o¨o - o¨o -

AMEAÇAS PARA AS TARTARUGAS MARINHAS

- Iluminação de Praias

- Redes de Pesca

- Caça e Coleta de Ovos

- Tráfego na Praia

CURIOSIDADES
As tartarugas marinhas existem há mais de 150 anos milhões de anos e conseguiram sobreviver a todas as mudanças do planeta. O número de suas vértebras diminuiu e as que restaram se fundiram às costelas, formando uma carapaça resistente, embora leves. Perderam os dentes, ganharam uma espécie de bico e suas patas se transformaram em nadadeiras. Tudo para se adaptarem à vida no mar.

2 comentários:

  1. Hj não estou podendo fazer muitos comentários porque descobriram o meu mal,algo inesperado, meio sério e vou ser operada. Mas deixei um presente para vcs, uma resenha.
    Apareçam por lá:
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
    não há ponto depois de www
    Um abraço,
    Renata
    PS: Estou mandando a mesma mensagem a todos por motivos óbvios.

    ResponderExcluir
  2. É incrível que precise uma organização para salvar as espécies, não é mesmo?
    Por que, nós homens somos tão destruidores!
    Gostei muito do que li...
    Beijos de luz!!!

    ResponderExcluir