28 julho 2008

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O PLANETA



As Mudanças Climáticas Globais (MCG) representam um dos maiores desafios da humanidade. Pois, além de serem um problema global - como o próprio nome diz, envolvem vários setores da sociedade, necessitam de uma tomada de consciência sobre a importância da questão e exigem mudanças em muitos hábitos de consumo e comportamento.
As crescentes emissões de Dióxido de Carbono (CO2) e outros gases como o metano (CH4) e o óxido nitroso (NO2) na atmosfera têm causado sérios problemas, como por exemplo o efeito estufa. Devido à quantidade emitida de CO2, ele é o gás que mais contribui para o aquecimento global. Suas emissões representam aproximadamente 55% do total das emissões mundiais de gases do efeito estufa. O tempo de sua permanência na atmosfera é de 50 a 200 anos. Isto significa que as emissões de hoje têm efeitos de longa duração, podendo resultar em impactos no regime climático ao longo dos séculos.
Evidências científicas apontam que caso a concentração de CO2 continue crescendo, a temperatura média da terra vai aumentar (entre 1,4 e 5,8° C até 2100), causando efeitos climáticos extremos (enchentes, tempestades, furacões e secas), alterações na variabilidade de eventos hidrológicos (aumento do nível do mar, mudanças no regime das chuvas, avanço do mar sobre os rios, escassez de água potável) e colocando em risco a vida na terra (ameaça à biodiversidade, à agricultura, à saúde e bem-estar da população humana).
Historicamente, os países industrializados têm sido responsáveis pela maior parte das emissões de gases de efeito estufa. Contudo, na atualidade, vários países em desenvolvimento, entre eles China, Índia e Brasil, também se encontram entre os grandes emissores. No entanto, numa base per capita, os países em desenvolvimento continuam tendo emissões consideravelmente mais baixas do que os países industrializados.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores

4 comentários:

  1. adorei este texto, faz com que as pessoas se consientizem com o que esta acontecendo com o nosso bem mais precioso o planeta terra

    ResponderExcluir
  2. e super acho que vou tirar 10,00

    ResponderExcluir
  3. gostei muito a lende me ajudar no trabalho reconheci que o HOMEM esta acabando com o Planeta

    ResponderExcluir
  4. O ser humano precisa reconhecer e tomar consciencia do mal que está causando ao planeta não tem retorno.

    ResponderExcluir