01 julho 2008

CANADÁ E AS MEDIDAS PARA A REDUÇÃO DA POLUIÇÃO DO SISTEMA DE LAVAGEM À SECO


A grande importância desta nota antiga...vale lembrar e refletir sobre a situação em cada município, estado e país.


No Canadá, poluição produzida por instalações de lavagem a seco é reduzida em função de nova legislação.
De olho na qualidade do ar e da água, o governo do Canadá, através do seu Ministério do Meio Ambiente objetiva, mediante nova legislação, reduzir a poluição produzida por instalações de limpeza a seco.
O tetracloroetileno, também chamado percloroetileno ou PERC nas instalações de lavagem a seco poderá - graças a nova legislação -, daqui a agosto de 2005 tornar possível 70% de redução dos rejeitos, em relação aos níveis de 1994.
Após vastas consultas a empresas, importadores e usuários do PERC e a grupos de defesa ambiental, o regulamento entrou em vigor em 12 de março de 2003.
Ecologicamente corretas, numerosas lavanderias, especializadas em lavagem com solventes, não só partiram para o uso de novos solventes, como também de novos equipamentos e novas técnicas. Adotaram, ainda, melhores práticas de gestão das matérias residuais. Tal tendência, acreditam os legisladores, promete se acelerar com o novo regulamento.
Avalia-se a importância do regulamento quando se considera que, a quase totalidade do solvente utilizado na limpeza a seco se perde no meio ambiente, sob forma de emissões rejeitadas durante o processo de limpeza, de descarte na água ou eliminação irregular de resíduos.
Environnement Canada, avril 17, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário