31 julho 2008

CHINA FAZ CHOVER PARA DESPOLUIR O CÉU DE PEQUIM

30/7/2008 - Chineses lançam iodeto de prata para provocar chuva na cidade dos Jogos

Daniel Bortoletto ENVIADO ESPECIAL A PEQUIM
Plinio Rocha ENVIADO ESPECIAL A PEQUIM
Promessa feita, promessa cumprida. Na semana passada, membros do departamento de meteorologia de Pequim garantiram que a chuva chegaria nesta semana, para limpar o céu e melhorar a qualidade do ar. A idéia é que a visibilidade esteja boa para 8 de agosto, dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. E na China, mais do que em qualquer lugar atualmente, eles têm como garantir o céu limpo.
Isso porque já entrou em ação o plano para "forçar" precipitações na cidade. Para isso foi criado o Centro Nacional para Manipulação das Condições Atmosféricas, que já atua, mas que estará funcionando com máxima eficiência apenas em 2010. A prática da emissão de iodeto de prata na atmosfera começou e a tendência é que a água caia com mais freqüência do céu chinês nos próximos dias. Como prometido, já choveu na madrugada de segunda para terça-feira em Pequim, depois de uma semana abafada e quente.
A luta que o governo e os organizadores dos Jogos travam para melhorar a qualidade do ar é tão grande que os métodos usados para criar chuva lembram práticas de guerra. Canhões, aviões e até foguetes são usados para lançar o iodeto de prata nas nuvens. A freqüência com a qual os "ataques" acontecem está ligada à vontade dos manipuladores. São Pedro aceita as "ordens" de chuva e não tem decepcionado.
O método, porém, não é visto com bons olhos por parte da população. O medo é de que a chuva artificial seja ácida. Algo negado pelos meteorologistas chineses, que preferem ressaltar os esforços feitos para que as condições melhorem.
- Fazer chover artificialmente é apenas uma das maneiras de melhorar a situação, e não a principal delas. Bons resultados já foram alcançados, e isso é inquestionável - explicou Du Shaozhong, diretor do Departamento Municipal de Proteção ao Meio Ambiente.
Os chineses também comemoram cada vez que seu plano de criar chuva funciona.
- Da segunda metade de junho até julho houve chuvas quase que diárias. Isso foi bom para dispersar e remover a poluição. Podem até dizer que não temos um céu azul, mas no fim de junho tivemos um grande número de dias com boa qualidade do ar - emendou Guo Hu, diretor do Observatório Meteorológico de Pequim.
O que é?
Iodeto de prata
Funções: composto químico usado em fotografia e como antiséptico na medicina. É altamente insolúvel em água e tem estrutura cristalina similar ao gelo, permitindo induzir a fabricação de chuva.
Aparência: amarelo, sólido cristalino
Ponto de fusão: 552°C
Ponto de ebulição: 1.506°C
Fonte: http://msn.lancenet.com.br/especiais/PEQUIM-2008/noticias/08-07-30/347232.stm?china-faz-chover-para-limpar-ceu-de-pequim

2 comentários: