29 julho 2008

INCIDENTES E ACIDENTES - NOSSAS RIQUEZAS ESTÃO SE ESVAINDO






Grécia: fogo está a chegar à capital - 23/07/2008
A polícia e os bombeiros gregos estão a evacuar centenas de pessoas das suas casas no norte de Atenas, à medida que se aproxima o fogo, refere a CNN.
O incêndio varreu um pinhal a cerca de 20 quilómetros a norte da capital grega e continua a avançar.
O vice-governador regional Haris Damaskos informou que estão a ser também evacuados operários das fábricas «por precaução».
Esta quarta-feira, as autoridades gregas também declararam o estado de emergência na ilha de Rhodes, onde um incêndio de grandes proporções obrigou à evacuação de duas vilas inteiras.


A expansão dos incêndios florestais forçou 170 famílias a deixar suas casas, hoje, na região do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. O fogo tem se espalhado rápido pela região e duas mil casas estão ameaçadas, de acordo com Daniel Berlant, porta-voz do Departamento de Florestas e Proteção contra o Fogo da Califórnia.A área atingida pelo fogo cresceu de quatro quilômetros quadrados para 65 quilômetros quadrados apenas no sábado. Cerca de 900 bombeiros trabalham na área mais crítica, em um vale muito íngreme e de difícil acesso ao longo do Merced River. As temperaturas de mais de 38 graus e a baixa umidade do ar prejudicam os trabalhos.A maioria das 170 casas que tiveram de ser abandonadas fica na cidade de Midpines, ao longo da auto-estrada 140, que leva à entrada oeste do parque de Yosemite, um dos mais antigos dos Estados Unidos e onde o fornecimento de energia elétrica teve de ser interrompido.

Enchentes matam 22 pessoas na Ucrânia e 4 na Romênia

KIEV (Reuters) - Enchentes no oeste da Ucrânia mataram 22 pessoas e destruíram casas, fazendas e estradas, além de forçar 20 mil pessoas a abandonarem suas casas, disseram autoridades na segunda-feira.
Imagens da TV mostraram o presidente Viktor Yushchenko caminhando por vilarejos com água até os joelhos, para visitar as casas destruídas e, no fim de semana, discutir planos de ação com as autoridades locais.
O gabinete ucraniano convocou uma reunião de emergência para discutir os trabalhos de assistência e reparos. O Conselho Nacional de Segurança e Defesa, chefiado pelo presidente, também deve se reunir.
Uma importante autoridade do governo descreveu a enchente como a pior em um século.
O nível da água continuou perigosamente alto nos rios Prut e Dnestr, depois de cinco dias ininterruptos de chuva. Mais de 40 mil casas foram inundadas.
As imagens de televisão mostraram as casas com água até a altura do sótão, estradas destruídas e várias áreas agrícolas inundadas. Pelo menos seis dos mortos eram crianças e duas foram eletrocutados, informou o Ministério de Emergências.
Na vizinha Romênia, o Ministério do Interior informou que quatro pessoas morreram nas enchentes no condado de Maramures. Duas ainda estão desaparecidas.
As autoridades dizem que alguns dos 12 mil moradores que tiveram de deixar suas casas poderão voltar, já que as enchentes estão recuando.
No entanto, autoridades dizem que as águas vindas da Ucrânia ainda podem causar danos consideráveis. Mais de 4 mil policiais e militares reforçam as barragens com sacos de areia e distribuem comida aos moradores.
Os meterelogistas prevêem tempo seco para ambos os países.

Fotos: 1 - Fogo próximo a Atenas - Grécia (julho/2008); 2 - Cão nada em rua alagada da vila ucraniana de Mezhyrichya, uma das afetadas pelas inundações. (Foto: Reuters)

2 comentários:

  1. Nossa, que imagens tétricas!
    Amiga, fiz novo post, porque não consigo ficar parada. Talvez vc não tenha visto o filme.
    Apareça por aqui:
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com
    não há ponto depois de www
    Um abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida amiga, que coisa , nossa, aparentemente a mundo vai acabar bem antes do que imaginamos.Que horror.Um grande abraço

    ResponderExcluir