13 julho 2008

LAGO VITÓRIA - UMA DAS MARAVILHAS DA ÁFRICA


O Lago Vitória ou Victoria Nyanza (em língua suahili) é um dos Grandes Lagos Africanos, localizado num planalto elevado na parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África oriental, e está sujeito a administração territorial pela Tanzânia, Uganda e Quênia.
Com 68.870 km² de área, é o maior
lago do continente africano, o maior lago tropical no mundo e o segundo maior lago de água doce no mundo em termos de área. Sendo relativamente raso, ordena como o sétimo maior lago de água doce através do volume e contém 2.760 quilômetros cúbicos de água. É uma das nascentes do Rio Nilo, o Nilo Branco.
Existem mais de 3.000
ilhas no seu interior, muitas das quais habitadas, entre as quais as Ilhas de Ssese em Uganda, um grupo grande de ilhas no noroeste do lago, e se tornando um destino popular para turistas.

O Lago Vitória tem um papel vital apoiando milhões de pessoas que vivem ao seu redor, numa das regiões mais densamente povoadas da Terra, a África oriental.
Também é um
ecossistema extremamente doente. Durante os anos cinqüenta, um peixe chamado Perca do Nilo (Lates niloticus), um voraz predador, foi introduzido no lago, numa tentativa de melhorar os rendimentos de pesca, mas acabou devastando o ecossistema local, dizimando mais de 200 espécies nativas. Mais tarde, os bons lucros iniciais com as capturas da Perca do Nilo diminuíram dramaticamente. Atualmente, a Perca do Nilo está sendo retirada, e é sabido que algumas das espécies nativas aumentaram novamente.
Um eco-problema com um resultado mais feliz foi a luta contra o aumento enorme do
Jacinto de água (Eichhornia crassipes), nativa da América tropical, que forma um tapete espesso, causando dificuldades para o transporte e a pesca. Em 1995, 90% do litoral do Uganda foi coberto pela planta, mas conseguiram-se bons resultados na resolução deste problema, através da introdução de um inseto que apenas se alimenta desta planta, que tem o nome científico de Neochetina eichhorniae.
Variação no nível do Lago Victoria
A perda de
oxigênio no lago por causa da poluição tornou a água turva e conseqüentemente houve o aumento de hibridações entre os Haplocromídeos do lago.
Meio de transporte
Desde
1900 que as balsas que atravessam o Lago Vitória são o meio mais importante

Nenhum comentário:

Postar um comentário