21 agosto 2008

ENERGIA SOLAR EM PORTUGAL



A escola Luísa Neto Jorge (nº117), em Marvila, é a primeira da cidade de Lisboa a produzir energia através de uma instalação de microprodução fotovoltaica, certificada esta quinta-feira oficialmente, revelou em comunicado a Câmara Municipal de Lisboa (CML), noticia a agência Lusa.
«A instalação da unidade de aproveitamento de energia solar térmica vai permitir uma poupança energética de cerca de 70 por cento e uma poupança económica de 80 por cento. Permitirá ainda que parte da energia produzida seja vendida à EDP, prevendo-se a sua ligação à Rede Eléctrica já na próxima semana», pode ler-se na nota divulgada.
Oito escolas até ao final do ano
O investimento total deste programa da CML é de 200 mil euros e visa equipar oito escolas até final do ano com equipamentos de microprodução de energia, a partir de energia solar, num projecto efectuado ao abrigo de um diploma recente de Novembro de 2007.
A candidatura da CML para estas oito escolas foi aprovada, nos termos da lei, pela Direcção-Geral de Energia e Geologia.
A instalação da escola Luísa Neto Jorge, além de ser a primeira a entrar em funcionamento em Lisboa, é também a primeira a ser instalada num edifício público no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário