30 agosto 2008

A POLUIÇÃO DOS RIOS


Quem mora em grandes cidades é testemunha dos rios que mais parecem esgotos. Um fedor forte, uma cor escura e nenhum sinal de ser vivo no seu leito ou nas suas margens. São rios mortos e extremamente perigosos para a saúde humana.
A essa triste imagem, somam-se as praias inadequadas para o banho e os rios aparentemente saudáveis, normalmente localizados em áreas menos populosas, que podem esconder poluentes e
substâncias tóxicas prejudiciais à saúde dos bichos, plantas e do próprio ser humano. Muitas são as formas de poluição de águas no mundo contemporâneo. As causas também variam bastante, mas é consenso que a maior parte delas é fruto da ação irresponsável e indiscriminada do homem.
Neste artigo, você vai saber quando um rio é considerado poluído, quais os principais tipos de poluição e suas causas, além de algumas dicas para evitar os graves danos das águas poluídas.
Definindo o que é poluição das águas
Os ciclos materiais e energéticos são interligados em cadeias interagentes que tornam todos os seres vivos dependentes uns aos outros. É sob essa ótica que devemos analisar a água: como um material primordial para esses ciclos, sendo a alteração das suas quantidade e qualidade um impacto em cadeia.
Todavia as alterações das condições do meio natural são constantes, sejam elas causadas pelo homem, por outros seres vivos ou através das dinâmicas naturais em diferentes escalas. Logo surge uma primeira distinção entre alteração e poluição, mas para compreendê-la é necessário ter em vista que a natureza se estabelece através do equilíbrio.
As práticas humanas tendem a romper esses equilíbrios com a introdução de elementos exógenos aos meios naturais (elementos que vêm de fora de um determinado meio natural), ou com elementos que pertencem ao meio e que são introduzidos de forma excessiva.
Crédito: Luis Indriunas
Sendo a produção de excedentes em massa uma das características da sociedade contemporânea, o desequilíbrio ecológico tem sido constantemente provocado pelo homem. Dessa forma chamamos de poluição o desequilíbrio ecológico, causado pela introdução de elementos que tornam um ambiente impróprio ou nocivo às formas de vida que nele se encontram.
A idéia de poluição nem sempre está atrelada à concepção de contaminação, pois a primeira determina a instabilidade do equilíbrio entre as populações que vivem em um dado ambiente, já a segunda discrimina o efeito de uma determinada substância presente em um ambiente sob um ou mais seres vivos.
A poluição aquática é um dos principais temas no estudo das poluições e impactos ambientais, por ser a água fundamental para a articulação da vida em cadeia através da sua circulação subterrânea, aérea, no solo (a sub-superfície) ou na superfície. Um mesmo material pode ser poluente aquático ou não, dependendo da capacidade da água e das suas populações de dissolver e decompor os elementos nela inseridos. O próprio esgoto doméstico,
sem o devido tratamento, pode não ser considerado um poluente se for adicionado na água em quantidades adequadas ao ambiente; sendo, nesse caso, a poluição aquática é uma espécie de indigestão ambiental।

Fonte: http://by124w.bay124.mail.live.com/mail/mail.aspx?&ip=10.1.106.222&d=d3572&mf=0&rru=inbox
Foto: Luís Indriunas

Um comentário:

  1. Olá,

    A poluição dos rios e ribeiras tem gerado muita polémica. Há muitos anos que há campanhas de sensibilização para estes problemas. No entanto, eles persistem e aumentam cada vez mais. Algo está muito errado...

    Gostei do seu post, fiquei informada!

    Beijinhos,

    Graça Mello

    ResponderExcluir