22 agosto 2008

A SAÚDE HUMANA E OS EFEITOS DA POLUIÇÃO



Novas implicações da poluição na saúde humana

Descoberta relação entre infartos e poluição atmosférica

31/10/2005 -
Novas implicações da poluição na saúde humanaDescoberta relação entre infartos e poluição atmosférica - Um estudo publicado no “Journal of Thrombosis and Haemostasis”, periódico da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, aponta para uma forte relação entre poluição e incidência de uma modalidade de infarto. Segundo o estudo entitulado “Poluição atmosférica ambiental e infarto agudo do miocárdio”, exposições a partículas liberadas na queima de combustíveis fósseis, que ocorre especialmente nos veículos movidos a gasolina e a diesel, aumentam a incidência deste tipo de doença na população.

Outro estudo comprovou a relação entre poluição e diminuição da fertilidade masculina. Segundo concluiu a pesquisa da Sociedade Britânica de Fertilidade, a exposição de homens a altos níveis de partículas poluentes, tanto a curto quanto em longo prazo, afeta a qualidade de seus espermatozóides. A pesquisa foi realizada durante dois anos com trinta e cinco moradores de Teplice, cidade localizada na República Tcheca que apresenta altos níveis de poluição no inverno. Os especialistas da Sociedade descobriram que durante este período seus espermatozóides apresentaram maior número de defeitos, diminuindo sua fertilidade. Por outro lado, finda a estação muito poluída, excessiva à poluição, os espermatozóides produzidos voltaram ao normal, sugerindo que o problema é temporário e mesmo reversível. Nem mesmo as mulheres ficaram de fora. No artigo “Fertilidade diminuída em camundongos expostos a poluição atmosférica ambiental na cidade de São Paulo”, que apresenta os resultados de uma pesquisa em fêmeas de camundongo expostas a altos níveis de poluição, os pesquisadores constataram que elas sofrem mais abortos, seus filhotes têm menor peso ao nascer e boa parte deles nascem mortos. Não se sabe ainda até que ponto a experiência se reproduziria nos seres humanos. Outras doenças já são tradicionalmente associadas à poluição, em especial as do sistema respiratório, como asma e bronquite .

Um estudo publicado no “Journal of Thrombosis and Haemostasis”, periódico da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, aponta para uma forte relação entre poluição e incidência de uma modalidade de infarto. Segundo o estudo entitulado “Poluição atmosférica ambiental e infarto agudo do miocárdio”, exposições a partículas liberadas na queima de combustíveis fósseis, que ocorre especialmente nos veículos movidos a gasolina e a diesel, aumentam a incidência deste tipo de doença na população.Outro estudo comprovou a relação entre poluição e diminuição da fertilidade masculina. Segundo concluiu a pesquisa da Sociedade Britânica de Fertilidade, a exposição de homens a altos níveis de partículas poluentes, tanto a curto quanto em longo prazo, afeta a qualidade de seus espermatozóides. A pesquisa foi realizada durante dois anos com trinta e cinco moradores de Teplice, cidade localizada na República Tcheca que apresenta altos níveis de poluição no inverno. Os especialistas da Sociedade descobriram que durante este período seus espermatozóides apresentaram maior número de defeitos, diminuindo sua fertilidade. Por outro lado, finda a estação muito poluída, excessiva à poluição, os espermatozóides produzidos voltaram ao normal, sugerindo que o problema é temporário e mesmo reversível. Nem mesmo as mulheres ficaram de fora. No artigo “Fertilidade diminuída em camundongos expostos a poluição atmosférica ambiental na cidade de São Paulo”, que apresenta os resultados de uma pesquisa em fêmeas de camundongo expostas a altos níveis de poluição, os pesquisadores constataram que elas sofrem mais abortos, seus filhotes têm menor peso ao nascer e boa parte deles nascem mortos. Não se sabe ainda até que ponto a experiência se reproduziria nos seres humanos. Outras doenças já são tradicionalmente associadas à poluição, em especial as do sistema respiratório, como asma e bronquite .
Fonte:http://www.conpet.gov.br/noticias/noticia.php?segmento=&id_noticia=495

Um comentário:

  1. SOCORRO.............................Salve o planeta terra. antes que seja tarde de mais.Salve os Rios. Salve a Natureza. Salve as faunas marinhas. Salve os solo. Salve as Fontes de águas. A Natureza pede SOCORRO...SOCORRO...SOCORRO...Me ajude para ajudar voçeis...

    ResponderExcluir