17 setembro 2008

PRECISAMOS SALVAR A SERRA DO AMOLAR


15/01/2008 12h44min - Instituições lutam para preservar a Serra do Amolar


Área na borda oeste do Pantanal brasileiro é de alta prioridade de conservação
Na borda oeste do Pantanal brasileiro, próximo à fronteira da Bolívia, fica a Serra do Amolar, que marca o relevo da planície e constrói um desenho sinuoso no Rio Paraguai. Localizada a aproximadamente 100 quilômetros da cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, numa das regiões mais selvagens e naturais do mundo, a Serra do Amolar faz uma barragem natural que reduz a velocidade de escoamento dos rios Paraguai, São Lourenço e afluentes, conformando terrenos de extensas áreas alagadas com grandes lagoas e baías.
Com cerca de 80 quilômetros de extensão, a Serra do Amolar tem diversidade biológica única, a qual é dada pelos gradientes de altitude. As elevações alcançam até mil metros acima do nível do mar.
São paisagens que abrigam fisionomias vegetais distintas, representantes dos biomas Amazônia, Cerrado e do Bosque Seco Chiquitano. Uma das particularidades da Serra é a presença de “relictos de caatinga’ que, conforme explica Aziz Ab’Saber, são formações semelhantes à vegetação da Caatinga e documentam um período em que a região apresentava clima mais seco.
Esses relictos podem ser entendidos como “verdadeiros museus vivos’ que teriam se instalado no Pantanal e nas serras circundantes entre 13 a 23 mil anos, sobrevivendo às variações climáticas como às chuvas e ao aumento da umidade que culminou na formação da maiorárea úmida do mundo.
Na região, são encontradas espécies animais ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, o tatu-canastra, o tamanduá-bandeira, o tamanduá-mirim, a anta e a ariranha. Além destas, quem visita a região, rapidamente percebe e fascina-se com a diversidade de aves que sobrevoam os rios, lagos, pastagens naturàis e a morraria. Com sorte, aves como a águia-cinzenta e a arara-azul-grande podem ser avistadas.
Serra é área de alta prioridade para conservação
O relatório das Ações Prioritárias para Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Pantanal publicado em 1999, dá à Serra o reconhecimento como área de “alta prioridade” para conservação.
A área indígena Guató na Ilha Ínsua (com 12.716 ha) inclui a morraria do extremo norte da Serra, Quatro reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs), Penha e Acurizal, com 13.200 ha cada, Dorochê, com 25.518 ha, e Rumo Oeste, com 990 ha, também abrangem parte da Serra do Amolar.
Como parte do conjunto, impressiona a paisagem da planície que circunda os morros. Em trritório brasileiro, está o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, com aproximadamente 135.000 ha, ao norte, a Estação Ecológica Taiamã, e, a Oeste, em território boliviano, a Área Natural de Manejo Integrado de San Matias, com 2.918.500 ha.
O conjunto das RPPNs e o Parque Nacional do Pantanal constituem o Sítio do Patrimônio Natural Mundial do Pantanal, designação dada pela Unesco a áreas de condições naturais excepcionais.
A região não é muito povoada, porém, é o lugar onde vivem os índios Guató, conhecidos como os “verdadeiros canoeiros do Pantanal”.
Encontram-se também famílias ribeirinhas, que se sustentam basicamente da pesca de subsistência, da comercialização de iscas vivas para a pesca, de pequenos cultivos e do atendimento a turistas.
Alguns ribeirinhos são trabalhadores rurais, contratados para serviços de tratoristas, campeiros ou para a lida geral no campo. Essas famílias adaptaram-se ao ciclo natural do Pantanal e aprenderam a conviver com o regime de cheias e secas, retirando o seu sustento dos recursos naturais. Suas casas foram construídas nas margens dos rios, em áreas mais elevadas que formam pequenas ilhotas.
Seguramente esta é uma das regiões com altíssima importância para a conservação e merece atenção especial. Organizações como a Ecoa, Ecologia e Ação, juntamente com outras ONGs e instituições de pesquisa, trabalham intensivamente pela conservação e para a melhoria da qualidade de vida das populações locais.


ALMANAQUE SOCIOAMBIENTAL 2008

Um comentário:

  1. Amiga Helena,
    está acontecendo alguma coisa? Vc nunca mais apareceu no meu Blog, justo agora que eu fiz um post mais fácil de baixar, sobre um filme lindo. Apareça, minha amiga, também preciso de apoio.
    Um beijo,

    wwwrenatacordeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir