10 setembro 2008

QUEIMADAS - A VIDA TRANSFORMADA EM CINZAS, ATÉ QUANDO?


08/09/2008 15h42 -
Incêndios atingem parques estaduais na Região Serrana
Por Ascom do IEF

Dois incêndios florestais devastaram cerca de 40 hectares de áreas de vegetação nativa nos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo e Santa Maria Madalena desde a última quinta-feira (4/9). Cerca de metade da área atingida pelos incêndios está situada dentro dos limites dos Parques Estaduais dos Três Picos e do Desengano, administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A frente fria que chegou à região no domingo ajudou a controlar o fogo, que em pelo menos um dos casos teve origem criminosa.

O incêndio que atingiu Teresópolis e Nova Friburgo começou no domingo na região de Salinas, na divisa entre os dois municípios, e, no início da tarde desta segunda-feira (8/9) foi considerado controlado pelos bombeiros. As primeiras estimativas indicam que pelo menos 30 hectares foram atingidos pelas chamas, que destruíram vegetação de campos de altitude. Cerca de metade da área atingida está situada dentro do Parque Estadual dos Três Picos, no Morro do Ronca-Pedra. Vinte e cinco funcionários do parque, voluntários e bombeiros ainda trabalhavam na tarde de segunda-feira no combate ao fogo, em meio à forte neblina que cobriu a região.

O incêndio na Serra dos Marreiros, em Santa Maria Madalena foi considerado definitivamente extinto no final de semana. O fogo atingiu uma área total de 12 hectares, da qual cerca de metade situada dentro do Parque Estadual do Desengano. O combate mobilizou cerca de 40 funcionários do IEF/RJ, Bombeiros de vários quartéis de municípios vizinhos e a Defesa Civil do município. O presidente do IEF, André Ilha, acompanhou o trabalho de combate na sede da unidade durante o final de semana.

O fogo no Parque do Desengano, que atingiu áreas íngremes e montanhosas, coloca em risco várias espécies de vegetação rupestre, como diversos tipos de orquídeas e bromélias e veloziáceas (canela-de-ema). Segundo o major Marco Campos, perito do Corpo de Bombeiros que esteve no local, o incêndio teve origem criminosa, o que pode gerar punições por crime ambiental para os responsáveis.

Estas foram as primeiras ocorrências de incêndio nos dois parques estaduais desde o início do período de estiagem, em maio. Em abril deste ano, o governo estadual lançou o Plano Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que estabeleceu, entre outras medidas, a divulgação diária do Índice de Risco de Incêndios, baseado em dados meteorológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário