28 novembro 2008

2º PASSEIO ECOLÓGICO DO BAIRRO COLINAS DO CASTELO - JAGUARIÚNA(SP)

INICIATIVAS VERDES SÃO SEMPRE BEM VINDAS!

HISTÓRICO DO EVENTO:

EM 2004 a Associação dos Moradores do Bairro Colinas do Castelo, realizou o 1º PASSEIO ECOLÓGICO DO BAIRRO COLINAS DO CASTELO - foi uma iniciativa brilhante e vitoriosa - durante o evento, foi realizada, além do passeio, pròpriamente dito, uma Oficina de reciclagem.
Foram confeccionadas camisetas alusivas ao evento.
Foi um sucesso, tanto que em janeiro de 2008, a Associação de Bairro, cogitou a possibilidade de organizar um novo evento.

No último sábado, 22 de novembro de 2008, foi realizado uma 2ª Edição do Passeio Ecológico, desta vez também, não contou tão sòmente com a coleta do lixo pelas ruas do Bairro, mas com pequenas palestras e exposições de trabalhos realizados com reciclagem de materiais descartados.

O EVENTO DE 2008:

LOCAL DO ENCONTRO: Pátio da Igreja de São Jorge
PARTICIPANTES: 19 crianças e 11 adultos(organizadores, convidados e palestrantes);
TRABALHOS REALIZADOS:
- Exposição de trabalhos com reciclados: - ONG Trilhos do Jequitibá e moradores do bairro;
- Palestra da coordenadora do evento: Helena Rezende;
- Palestra do Presidente da ONG Trilhos do Jequitibá;
- Palestra do Senhor José Maria, que desenvolveu uma máquina para reciclar copos descartáveis e transforma-os em utilidades domésticas (bacias, cachepôs, etc) e,
- Entrevista com o Sr. Sérgio - Presidente da COPERJ - Cooperativa de reciclagem de Jaguariúna;
- Distribuição de folhetos:
1 - Sobre o Caramujo Africano e Dengue (fornecido pela ONG Trilhos do Jequitiá);
2 - RECICLE e Jaguariúna Meio Ambiente - ofertados pela Secretaria do Meio Ambiente
- Coleta de Pilhas e baterias para serem recolhidas para o Banco ABN, que gentilmente ofertou os recipientes Papa Pilhas;
- Coleta de 45 sacos de 100 litros de materiais recicláveis descartados;
- Pequeno Lanche para as crianças - oferta da organização do Evento;
- Sorteio de brindes para as crianças

A PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA PARTICIPOU DO EVENTO ATRAVÉS da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, na pessoa do Secretário Irineu Gastaldo e seu staff, que forneceu:
- copos de água para os participantes;
- Luvas descartáveis,
- Sacos para lixo e,
- Impressão de 100 convites para seren distribuídos aos moradores do Bairro Colinas do Castelo.

Contamos também, com o apôio logístico de Sucatas Braga, que retirou o material coletado e da Rádio Nova Sertaneja FM, na pessoa do seu Diretor Sr. Billy, que prontamente nos cedeu espaço em sua programação, com a realização de uma entrevista sobre a realização do Evento.

Colaboração: Fernando Gaona (Presidente da Associação do Bairro), Ana Miele (Secretária). Cleide Secco, Eduardo Riso, Solange Riso, Dona Nete, Sr. Barba, Sr. Pedro, Sr. Vitor, Dr. Gilberto e esposa, Solange Gaona, Marcinha, Paula, Aurélia Schiavolin e Helena Rezende.

A todos os presentes e colaboradores, os nossos mais sinceros agradecimentos.

A IMPORTÂNCIA DO EVENTO:
O Bairro Colinas do Castelo de Jaguariúna, se localiza em um dos morros da cidade e como tal, possui vistas panorâmicas de rara beleza, é composto por 175 lotes de 1.000 m2, com ruas asfaltadas e toda a infraestrutura urbana de coleta de lixo, água tratada e serviço de esgoto. Possui, além de 3 estações elevatórias, 01 Reservatório de Água e 2 áreas verdes(que possuem em seu interior, remanescentes de vegetação nativa e muitas nascentes, portanto, de suma importância para o ecossistema local a preservação das mesmas).
No bairro, é realizada, anualmente, a PROVA PEDESTRE ‘COLINA DO CASTELO’ - A mais tradicional prova do pedestrianismo jaguariunense. Com a presença de equipes de toda região, envolvendo atletas da faixa etária de 15 a 80 anos.

Sobre o resultado do Passeio:

Foi um evento de real grandeza, não pelo número de participantes, que ainda é ínfimo, tendo em vista as dimensões do bairro, mas pelo alcance da intenção...conscientizar pessoas, principalmente as crianças e adolescentes, sobre a enorme importância de não se jogar lixo nas ruas, no cuidado com o meio ambiente e que podemos reutilizar a maioria dos materiais que descartamos no nosso cotidiano. Transformando lixo em utilidades preciosas - poderemos, além do estímulo à criatividade, descobrir novos talentos (habilidades) e até empreendedores - mas o ganho substancial sem dúvida alguma é com a preservação do nosso ambiente micro, que gerará um bônus, um legado real na manutenção do nosso Planeta Terra.

Precisamos!
Jaguariúna precisa!
O mundo todo precisa, que atitudes como esta, sejam multiplicadas aos milhões de habitantes da terra, para que possamos ter sempre um espaço saudável, com uma qualidade de vida melhor, deixando com isto, uma herança maravilhosa para os nossos descendentes.

E é começando dentro de nossas casas, fazendo o uso racional e um consumo responsável, que poderemos atingir as nossas metas de ter um planeta mais limpo, com águas mais cristalinas jorrando em nossos cursos e um ar respirável para todos.

E assim,....queridos amigos, plantando, jogando sementes, aqui e acolá, grão por grão, haveremos de formar florestas inteiras de idéias e ideais ecològicamente corretos!

Um grande abraço, Helena Rezende









Nenhum comentário:

Postar um comentário