22 novembro 2008

DESMATAMENTO EVITADO PARA A COMPENSAÇÃO DAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA





A SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental lança a campanha Desmatamento Evitado. é uma iniciativa inédita que busca proteger os últimos remanescentes de áreas naturais, como a Floresta com Araucária, no Estado do Paraná, por seu potencial para compensação das emissões de gases responsáveis pelo fenômeno do aquecimento global.

A campanha prevê contatos entre empresas e a SPVS para que seja feito uma estimativa dos gases de efeito estufa emitidos pelas atividades dessas instituições, durante um período de tempo ou em um evento específico. A empresa, por sua vez, se compromete a apadrinhar uma área de floresta nativa que tenha em estoque uma quantidade de carbono proporcional às suas emissões. Estudos científicos indicam que as áreas de Floresta com Araucária em bom estado de conservação armazenam mais de 120 toneladas de carbono por hectare. Calcula-se que exista hoje no Paraná menos de 1% de Floresta com Araucária bem conservada e, ainda, sendo sistematicamente desmatada.

O cálculo é feito com orientação do GHG Protocolo, publicado do World Resources Institute que traz indicações para inventários de emissões de gases de efeito estufa, e políticas do IPCC (sigla em inglês do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) sobre diferentes fontes e características de inventários de gases de efeito estufa. Os custos para a proteção das áreas naturais incluem planejamento, construção de cercas, monitoramento, vigilância e infra-estrutura básica, além da busca de outras formas de apoio à área protegida no longo prazo. Nessas atividades, ocorre o aporte técnico de profissionais da SPVS.

Primeiras Parcerias

A primeira adesão à campanha foi da Posigraf, maior gráfica da América Latina, que adotou uma área de Floresta com Araucária no Paraná por intermédio do Grupo Kapersul, empresa de gerenciamento de resíduos que em parceria com a SPVS prospecta entre seus clientes apoiadores para projetos da instituição. Pelo acordo, a Kapersul repassa para a proteção da área uma parte do pagamento que seria feito para a Posigraf pela compra de resíduos para reciclagem, além de arcar com a parte operacional e realizar a supervisão do programa de adoção.

Em iniciativa inédita no país o HSBC Bank Brasil também aderiu à Campanha Desmatamento Evitado, com o lançamento do Seguro Carbono Neutro. A partir de 7 de outubro, para cada renovação ou novo contrato de seguro de carro feito com a HSBC Seguros, 88 m2 de área de mata nativa serão protegidos por cliente, ao longo de cinco anos, compensando as emissões de um automóvel que roda cerca de 18 mil quilômetros ao ano. A proteãoo dessa área compensa a emissão de quatro toneladas de dióxido de carbono emitido por cada veículo. A mesma iniciativa acontece também na área de Seguro Residencial. Foi realizada uma estimativa de consumo anual de luz, gás e geração de lixo, onde são necessários a proteção de 44 m2 de floresta em pé, para cada renovação ou novo Seguro Residencial Carbono Neutro.

A empresa que se envolver com a campanha estará se adiantando a uma tendência futura. Negociaçães das Nações Unidas apontam para a importância do desmatamento evitado como forma de compensação de emissões de carbono. Em uma fase pós Protocolo de Kyoto, em 2012, o desmatamento evitado deve entrar como mecanismo válido para a geração de créditos de carbono, o que diz Clóvis Borges, diretor executivo da SPVS. Ele ainda fala que é muito importante saber que o desmatamento evitado, no momento, é feito como iniciativa voluntária.

Urgente

O Desmatamento Evitado não é uma alternativa ou um substituto para o plantio de árvores, mas sim uma ação mais urgente: proteger as florestas nativas para a sua preservação e consequente manutenção de seu estoque de carbono. Uma área replantada só terá a quantidade de carbono de uma área já conservada muitas décadas depois, além de não conter a mesma diversidade de espécies. Sobre isso Denilson Cardoso, Biólogo da SPVS, comenta que a restauração é útil porque recupera ambientes que estão degradados, e só o fato de se ter árvores crescendo já temos os benefícios da absorçãoo de carbono, mas quando se cuida de uma floresta em pé, além de manter o estoque que está lá, estamos possibilitando que estas áreas naturais disponibilizem à sociedade outros benefícios, especialmente a conservação da biodiversidade, hoje extremamente ameaçada.

Junto com o estoque de carbono já existente na floresta conservada, as áreas continuarão a fazer a fotossíntese que trabalha para retirar o dióxido de carbono da atmosfera. As florestas funcionam, ainda, como um importante mecanismo de termoregulamentaçãpo, que também é um fator crucial para manutenção de microclimas.

Além de ajudar a combater as mudanças climáticas, manter vivas as florestas que ainda existem é uma necessidade urgente para proteger o patrimônio natural. As áreas naturais são responsáveis por abrigar inúmeras formas de vida de plantas e animais, e também fornecer serviços ambientais essenciais é qualidade de vida humana como água, energia, alimentos, segurança contra desastres naturais e descobertas científicas.

Fonte:http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=8734723333297529666
Matéria cedida por:
Pablo Hoffmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário