01 dezembro 2008

EMBRAPA MEIO AMBIENTE - A CONSTANTE BUSCA DO CONHECIMENTO - CURSO ISO 19.011

O curso de Formação de Auditores Internos a ser oferecido de 8 a 11 de dezembro de 2008 pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai capacitar profissionais de nível médio ou superior para o desenvolvimento de atividades de auditoria interna na NBR ISO 19.011, que acompanha e avalia a eficácia e eficiência da implantação dos sistemas da qualidade.

Foto: Eliana Lima


Dessa maneira, as empresas que tiverem empregados com este treinamento terão condições de formar uma Unidade de Garantia da Qualidade, ou seja, o comitê interno capacitado para a implantação e manutenção da qualidade dos processos e estudos. O curso será realizado no auditório da Embrapa Meio Ambiente, com instrutores da Valora Soluções em Gestão, empresa de consultoria em sistemas da qualidade.

A pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Katia Regina Evaristo de Jesus Hitzschky, responsável pelo treinamento, informa que a partir dessa capacitação, cada instituição participante contará com profissionais habilitados como auditores, aptos a compor o grupo de auditoria interna para qualquer sistema ISO.

“O foco principal do curso será para a auditoria de Boas Práticas de Laboratório, as BPLs”, explica a pesquisadora. Além disso, o curso focará os requisitos da NBR ISO 19.011, com a participação de instrutores com experiência em implantação de sistema de qualidade, segundo as normas que regem as boas práticas de laboratório e de campo.

O programa aborda desde introdução à auditoria, conceitos, objetivos, tipos, terminologia, normas, perfil e comportamento do auditor, metodologia de auditoria interna da qualidade e suas etapas, planejamento, preparação, execução, relato, acompanhamento pós-auditoria, com aplicação de exercícios em dois módulos.

Um dos módulos práticos irá simular uma preparação de auditoria interna e o outro irá elaborar os registros da auditoria simulada, com redação das não-conformidades e elaboração do relatório final.

As inscrições custam R$ 500,00 para profissionais de empresas privadas, com desconto para grupos com mais de 3 pessoas. Estudantes e funcionários de empresas públicas pagam R$ 300,00.

Mais informações pelo telefone 19.3311.2653 ou pelo e-mail sac@cnpma.embrapa.br

Cristina Tordin
Jornalista, MTb 28.499
Embrapa Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário