09 fevereiro 2008

Aquecimento Global



Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar e em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas. Podem também haver alterações nas freqüências e intensidades de eventos de temperaturas extremas, apesar de ser difícil de relacionar eventos específicos ao aquecimento global. Outros eventos podem incluir alterações na disponibilidade agrícola, recuo glacial, vazão reduzida em rios durante o verão, extinção de espécies e aumento em vetores de doenças.
Incertezas científicas restantes incluem o exato grau da alteração climática prevista para o futuro, e como essas alterações irão variar de região em região ao redor do globo. Existe um debate político e público para se decidir que ação se deve tomar para reduzir ou reverter aquecimento futuro ou para adaptar às suas conseqüências esperadas. A maioria dos governos nacionais assinou e ratificou o Protocolo de Quioto, que visa o combate à emissão de gases estufa. Fonte: Wikipédia
Tema para reflexão e comentários.

CHUVA ÁCIDA







Você sabe o que é Chuva àcida?
E quais são os combustíveis fósseis, você sabe?
A Chuva ácida é caracterizada por um pH abaixo de 4,5. É causada pelo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis e pelo azoto do ar, que se combinam com o oxigénio para formar dióxido de enxofre e dióxido de azoto. Estes difundem-se pela atmosfera e reagem com a água para formar ácido sulfúrico e ácido nítrico, que são solúveis em água. Um pouco de ácido clorídrico também é formado.
As chuvas normais têm um pH de, aproximadamente 5,6, que é levemente ácido. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando o ácido carbónico.
Fontes: educar.sc.usp.br/licenciatura2000/chuva/chuvaacida.htm - Wikipédia
Combustíveis fósseis: - Existem 3 grandes tipos de combustíveis fósseis: o carvão, o petróleo e o gás natural - formados há milhões de anos, resultados da decomposição de restos de plantas e animais.
O Carvão é retirado de minas profundas; O petróleo e o gás natural também são retirados de grandes profundidades do solo, através do bombeamento com sondas. Portanto, leitor amigo, somos escravos deles, e, o fator resultante do seu uso cada dia maior, é o acúmulo de enxofre na atmosfera, aumentando drásticamente a possilidade de chuva ácida, que destrói o meio ambiente onde ela cai.
PROVIDÊNCIAS: - Redução do consumo de combustíveis fósseis, busca de fontes alternativas menos poluentes - o álcool, a energia elétrica, o biocombustível, seriam boas soluções, se também o consumo não afetasse em demasia a natureza. Fontes limpas e maravilhosas, seriam o sol e o vento, mas ainda com pouca utilização.

O QUE É VIVER DE MODO ECOLÒGICAMENTE CORRETO

Todos queremos levar uma vida feliz e equilibrada. Queremos nos sentir bem, estar em forma, ter mais tempo livre, gastar menos com as contas da casa e atuar de maneira positiva em relação ao meio ambiente. Ao assumir uma postura ecològicamente correta diante da vida, você pode alcançar tudo isto.
Viver de modo ecològicamente correto significa estar em harmonia com a natureza. Na verdade, esta é uma regra genérica, porém positiva que pode ser aplicada a diversos aspectos da vida.
Por exemplo, você sabe se a comida servida em seu jantar, toda noite, é feita com alimentos frescos e orgânicos. livres de aditivos, como corantes, flavorizantes e conservantes? Ao evitar alimentos processados, você garante que sua família tenha uma dieta saudável, rica em proteínas, vitaminas e minerais e essenciais ao seu bem estar e à sua saúde a longo prazo.
Ao comprar alimentos orgânicos certificados, você tem certeza de que foram cultivados naturalmente, sem a ameaça de fertilizantes e pesticidas químicos.
Fonte: "Salve o meio ambiente" - pg.6 -Seleções Reader´s Digest
Texto para reflexão: - o que comemos, o que vestimos, tudo o que utilizamos de material, passa pela preservação do meio ambiente, começa com o cultivo inadequado de nossos alimentos - pesticidas, fungicidas, formicidas, água contaminada, abuso na irrigação (desperdício de água) - manejo incorreto das lavouras (contaminação dos mananciais, assoreamento do leito dos fluxos hídricos - erosão, desmatamento excessivo, etc.).

07 fevereiro 2008

INUNDAÇÕES - I


Monção(palavra que designa estação climática na qual os ventos sopram de sudoeste na Índia e países próximos e que é caracterizada por chuva intensa. Embora também existam monções em regiões subtropicais, por extensão, a designação de climas de monção ou climas monçónicos tipo Am), com suas misérias e riquezas.
Uma terra que espera sedenta por sua estação de chuvas. Como ocorre a cada ano, a monção chega às costas do sul da Índia, e a partir daí subirá gradualmente rumo ao norte do país e irá mudando, com sua passagem, os hábitos da vida cotidiana. Na Índia, onde cerca de 70% da população vive da agricultura - um setor que responde por um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) - é um país que depende muito de suas chuvas. As chuvas torrenciais mudam o dia-a-dia na Índia e, meses antes de sua chegada, as autoridades tentam preparar suas cidades. Entretanto, por mais medidas que sejam tomadas, a monção quase sempre traz consigo o caos. A falta de drenagem nas áreas urbanas e a escassez de limpeza das ruas faz com que as chuvas inundem calçadas e estradas, tornando impossível o transporte de carro ou a pé. A monção também traz consigo a umidade, que provoca problemas de pele em muita gente e chega acompanhada pelos temidos mosquitos."É preciso ter muito cuidado, principalmente com as crianças, para protegê-las dos mosquitos que podem transmitir a malária e a dengue". Mas os maiores danos da temporada de monção são, sem dúvida, as inundações que o fenômeno provoca, sobretudo no norte e no leste do país, onde a chuva se une ao degelo das neves do Himalaia, que desce pelos rios até o Golfo de Bengala. A cada ano, a água arrasa povoações inteiras e centenas de pessoas morrem na Índia e em Bangladesh por causa das inundações, enchentes e deslizamentos de terra. No ano 2005, as chuvas torrenciais paralisaram durante uma semana a cidade de Mumbai, capital econômica do país, onde causaram a morte de centenas de pessoas e desabrigaram outras dezenas de milhares. Mas, apesar os desastres, da confusão, dos transtornos e do caos, os indianos sabem que as chuvas trazem a vida e, portanto, olham fixamente para as nuvens e pedem a seus deuses que este ano os presenteiem com uma boa monção. Fonte: UOL notícias.
Prezado(a) leitor(a), o objetivo desta postagem é para que reflitamos e comentemos sobre as mensagens grifadas.
A natureza faz a sua parte, mas o homem está agindo de maneira adequada?
Estamos tendo atitudes, ecològicamente, corretas com a natureza?

06 fevereiro 2008

VOCÊ SABIA?
1 - Que os laptops utilizam menos materiais em sua fabricação e, embora sejam mais caros, consomem até 90% menos energia que os computadores de mesa?
2 - Que a água quente representa cerca de 30% da energia gasta numa residência. Tente lavar as roupas com água fria e confira a economia em sua conta.
Fonte: Seleções Readers Digest.
Sòmente com o último ítem podemos economizar bastante, mesmo utilizando chuveiros elétricos. Oriente os membros de sua família a ligar o chuveiro para se molhar, desligar para ensaboar e ligar novamente para enxaguar. Além da economia de energia, economiza-se também muita água.
TORNEIRA QUENTE NA COZINHA - meu amigo, minha amiga - isto faz mal para a saúde. Faz desenvolver artrite(artrose) nos dedos das mãos, sem contar que envelhecem as mãos.

05 fevereiro 2008

LEI QUE EXIGE APARELHO DE AQUECIMENTO SOLAR EM SÃO PAULO GERA POLÊMICA ENTRE ESPECIALISTAS

O aquecimento da água de imóveis novos com quatro ou mais banheiros, na cidade de São Paulo, deve contar com uma ajudinha do sol nos próximos meses. É o que prevê um decreto que começa a valer em 21 de julho. O texto, que inclui também a instalação de piscinas aquecidas, regulamenta a lei 14.459/07. Polêmica, a nova lei tem gerado divergência entre especialistas.
Matéria publicada em 03/02/2008 - 8:10hs, por Murilo Alves Pereira - Ciência e Saúde - UOL online.
Na minha opinião já é um bom começo, afinal, começamos com a obrigatoriedade para imóveis com 04 banheiros, depois poderemos ir reduzindo gradativamente para 03, 02 e até 01, mas precisamos começar já, não podemos esperar mais. O Sistema de aquecimento solar é maravilhoso e economiza muito, não só para o nosso bolso, mas principalmente para o nosso planeta...ENERGIA SOLAR é 100% limpa.