10 fevereiro 2009

ARGENTINA - NATUREZA EM CONVULSÃO.

10/02/2009 - 11h50

Cheia de rio causa deslizamento e deixa dois mortos na Argentina

Publicidade

colaboração para a Folha Online

As autoridades da Província argentina de Salta, no norte da Argentina, confirmaram nesta terça-feira a morte de duas pessoas e o desaparecimento de outras nove, após o deslizamento de terra em decorrência do aumento do nível do rio Tartagal por causa das chuvas. Outras 1.200 foram retiradas da região por prevenção.

Segundo Sergio Leavy, prefeito da cidade, os mortos são duas mulheres da mesma família, sendo uma senhora de 75 anos e outra de 59. Cerca de 500 moradores estão desabrigados.

O vice-ministro de Desenvolvimento Social, Carlos Castagneto, afirmou que 10 mil famílias foram atingidas pelo desmoronamento, sendo que 1.500 mil perderam todos os pertences e 2.500 casas foram atingidas.

A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, que está em visita oficial à Espanha, viajou nesta terça-feira à área do desastre acompanhada dos ministros do Interior, Florencio Randazzo, da Saúde, Graciela Ocaña, e de Desenvolvimento Social, Alicia Kirchner.

O Serviço Meteorológico Nacional nesta terça-feira um alerta para o norte da Província de Salta e outras áreas do país onde devem ocorrer tempestades.

As fortes chuvas que afetaram o sul da Bolívia e o norte da Argentina nos últimos dias provocaram o transbordamento do rio Tartagal, tendo destruído centenas de carros, casas, comércios, ruas e uma ponte ferroviária de cem anos.

O governo tem enviado ajuda à região para as famílias atingidas com a tragédia. No local, equipes da polícia fronteiriça, Exército, bombeiros e brigadas civis tem trabalhado.

Com Efe e France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário