03 fevereiro 2009

O DEGELO DA ANTÁRTIDA

NASA identifica provas claras do degelo na Antártida

Maio de 2007

Impacto do aquecimento (imagem NASA)
Impacto do aquecimento (imagem NASA)
A NASA encontrou as primeiras provas claras do degelo da Antártida, uma consequência do aumento das temperaturas e que pode levar à subida do nível da água do mar, anunciou a agência espacial em comunicado.
As áreas afectadas por este degelo, o mais significativo observado até hoje, podem espalhar-se por uma região do tamanho da Califórnia. Através do satélite QuikScat, a equipa de cientistas liderada por Son Nghiem e Konrad Steffen fez a medição da acumulação de neve e degelo na Antártida e Gronelândia desde Julho de 1999 até Julho de 2005.



Desde 2005 até Março de 2007 não foram detectadas novas quedas de gelo. O gelo derreteu em várias regiões, mesmo em zonas do interior de elevadas latitudes e elevações, onde se acreditava que o degelo fosse improvável.

"A Antártida mostrou pouco ou quase nenhum aquecimento no passado recente com a excepção da Península da Antártida, mas agora encontrámos os primeiros sinais do impacto do aquecimento, conforme interpretámos com o satélite", disse em comunicado Konrad Steffen.

Para o cientista, um aumento nos níveis de gelo como o de 2005 pode ter um impacto mais profundo do que o previsto nas placas de gelo da Antártida. O degelo de 2005 foi de tal forma intenso que criou uma segunda camada de gelo por cima da água. No entanto, o período de descongelamento não foi prolongado ao ponto conduzir a água derretida para o oceano.

"Se a água derretida for suficiente pode chegar ao limite das placas de gelo, causando que uma massa de gelo se movimente mais rapidamente em direcção ao oceano, aumentando o nível da água do mar", explicou ainda Konrad Steffen. As alterações na massa de gelo na Antártida são uma fonte importante no estudo do aquecimento global e aumento do nível da água do mar.

Altos níveis de água corrente da Antártida para o oceano podem também afectar os níveis de salinidade da água do mar, correntes e o clima global.

Fonte:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=21752&op=all

Com uma massa de gelo com 5 km de profundidade, a Antártida, infelizmente também está descongelando, periòdicamente icebergs desgarram do maciço central e saem pelos Oceanos, levados pelas correntes marítimas.
As Bases das Estações Científicas instaladas naquele continente, também contribuem para este desastre, uma vez que, por menor que seja a movimentação de pessoas e máquinas, ela existe e é importante, considerando que existem construções, sistemas de calefação, movimento de pessoas, máquinas e etc.
Precisamos tomar consciência disto, que o homem, no afã de descobrir coisas, acaba deteriorando o nosso meio ambiente e provocando o seu desequilíbrio.
Atentos pois, a estas pesquisas e movimentações nas nossas calotas polares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário