01 fevereiro 2009

RIO ATIBAIA = NOTÍCIAS AN TIGAS, MAS SEMPRE IMPORTANTES E ATUAIS!

23.12.2003 - Relatório de final do Plano Diretor de Reflorestamento é apresentado em workshop realizado em Itatiba

Ações no município devem ter início em março de 2004

Foi apresentado durante o workshop realizado em Itatiba, na última sexta-feira, dia 19, o relatório final do Plano Diretor de Reflorestamento para a Sub-bacia do Atibaia / Pinheiros, que abrange os municípios de Itatiba, Valinhos, Vinhedo e Campinas.

Segundo a Diretora de Meio Ambiente, Eng.ª Agro.ª Dorothéa Pereira, com o relatório concluído e em parceria com a Comissão do Rio Atibaia Vivo, o município inicia em março próximo as ações nas áreas da bacia identificada como prioritária. "A partir de janeiro faremos a análise do Plano Diretor e esperamos no mês de março dar início as ações, que tem como objetivo a proteção ambiental, garantindo qualidade e quantidade de recursos hídricos", explicou.

Ainda de acordo com a diretora, a elaboração do Plano Diretor de Reflorestamento teve início no mês de abril e contou com o trabalho efetivo dos quatro municípios abrangidos pela sub-bacia dos rios Atibaia e Pinheiros. "O Plano Diretor de Reflorestamento passa a ser um instrumento de orientação para a Gestão Ambiental da área compreendida pela sub-bacia Atibaia, dentro dos limites de abrangência da Unidade de Gerenciamento do Programa Atibaia / Pinheiros, visando o desenvolvimento sustentável da região por meio da proteção dos mananciais, considerando o fluxo gênico entre fragmentos florestais, atualmente isolados", enfatizou.

O Plano

O Plano Diretor tem como finalidade a adoção de medidas que garantam a qualidade e quantidade dos recursos hídricos, por meio de medidas de preservação das áreas remanescentes de mata nativa e faixas de preservação permanente, com estímulo à atividade turística que valorizem os atributos naturais e aos programas de educação ambiental, voltados à recuperação e proteção de mananciais.

Elaborado em três etapas, o Plano Diretor identificou nos quatro municípios as áreas prioritárias para as ações. Em Itatiba, segundo Dorothéa, a área identificada como prioritária é a cabeceira do Ribeirão Jacaré. "Uma das ações será o cadastramento dos proprietários de terras localizadas na cabeceira do Jacaré para o reflorestamento em áreas de nascentes e cursos d'água", disse.

Assessoria de Comunicação Social
comunicacao@itatiba.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário