29 maio 2009

A EMPRESA MOTOROLA ESTÁ UTILIZANDO O LODO ORGÂNICO COMO ADUBO

Li, na semana passada (23/05/2009), uma matéria da jornalista Gláucia Santinello, no Jornal Gazeta Regional de Jaguariúna, que a empresa multinacional MOTOROLA, produtora de aparelhos de telefonia celular; está aproveitando o lodo orgânico produzido na sua estação de tratamento de esgoto, como adubo orgânico. Vale salientar que o lodo produzido, é oriundo de esgotos dos sanitários e restaurantes, não possuindo portanto, resíduos industriais. Constituindo-se assim num lodo totalmente orgânico.
Este trabalho está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas - IAC, que está utilizando o material orgânico convertido em microorganismos e após receber um tratamento de quatro meses, nas áreas verdes da empresa. Foram feitas também, pesquisas da utilização do adubo obtido do lodo, em plantação de citrus da própria empresa, durante um período de dois anos, com a obtenção de resultados positivos.
Para o pesquisador do IAC, Ronaldo Berton, o material atua como fonte de nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e zinco para as plantas; o que o torna um adubo completo.
O REUSO DA ÁGUA - a Motorola está reutilizando a água proveniente dos banheiros e restaurante, após o seu tratamento e desinfecção está sendo reutilizada nas torres de resfriamento de ar condicionado. A empresa contabiliza mensalmente, a reciclagem de 6 milhões de litros de água.
Com estas atitudes, a Motorola se torna, não só uma empresa ecològicamente correta, mas um grande exemplo para outras empresas e até municípios, onde as prefeituras não têm uma consciência ambiental.
Parabéns, Motorola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário