26 outubro 2009

O TURISMO ECOLÓGICO E A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA

Queridos leitores, dias destes recebi de um amigo a sugestão para falar sobre o Turismo Ecológico. Bem, eu diria que fazer turismo ecológico é tudo de bom, é conviver com a natureza em sua plenitude, é comungar com as energias primitivas do Planeta Terra...é poder mergulhar na imensidão do vazio e encher a alma de sonhos, mas é também uma grande oportunidade de reflexão...de acompanhar de perto a trilha da humanidade e vislumbrar o que, realmente, os humanos fazem e esperam do Planeta.
Tive um amigo que foi proprietário de um parque de ecológico de aventuras...tive a feliz oportunidade de visitá-lo por algumas vezes. Uma coisa importante que observei em seu parque foi a questão do Circuito de Arvorismo não estar preso nas árvores, mas fixado em postes por entre as árvores...ele disse-me, o que é uma verdade, que os cabos de aço do circuito vão ferindo os troncos das árvores e com o tempo pode prejudicar a sua sobrevivência. Assim como o Circuito de Tirolesa...portanto, aos amigos que possuem Parques Turísticos de Aventura, prestem bastante atenção nestes importantes detalhes.
Outra observação que tenho sobre o Turismo Ecológico, é o rastro de destruição que o homem deixa em seu caminho...precisamos fazer um trabalho gigantesco de conscientização humana para realização deste tipo de passeio. Sempre se pode observar que ao lado das trilhas, existem galhos quebrados, sacolas, embalagens e garrafas ou vasilhames de alimentos consumidos. O Homem é o maior predador do meio ambiente, por onde passa, deixa suas pegadas, seja na destruição da natureza, seja no rastro de lixo que deixa pelos caminhos.
Portanto, queridos amigos, turismo ecológico, é a solução para o turismo todo de um modo geral, mas precisa sr efetivamente R E S P O N S Á V E L !
Plantar uma árvore é ser responsável com o planeta e com as futuras gerações.
Helena Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário