09 agosto 2010

O FOGO, UM GRANDE RISCO PARA ESTA ÉPOCA DO ANO...TODO CUIDADO É POUCO!


09/08/2010 - 17h46 Focos de incêndio aumentam 587% no Acre, e governo decreta estado de alerta
Andréa Zílio
Especial para o UOL Notícias
Em Rio Branco
O governo do Acre decretou nesta segunda-feira (9) estado de alerta ambiental devido ao aumento do número de focos de incêndios no Estado: entre janeiro e julho de 2010 foi registrado um aumento de 587% em relação ao mesmo período do ano passado.

O decreto foi recomendado pelo Comitê de Gestão de Riscos Ambientais, órgão criado em 2008 e constituído por 26 instituições do Estado após o registro de um incêndio de grandes proporções na região em 2005.

“A situação de 2005 foi muito triste, espero não passemos por isso de novo, mas a situação já é grave. Toda a estrutura de governo será utilizada, se acionada”, disse o governador do Acre.

De acordo com o governo estadual, o decreto foi estabelecido pelo aumento de ocorrência das queimadas irregulares, pela temperatura acima da média para todo o Estado, pela ausência de chuva (característica nesse período) e pela probabilidade de frio e vento forte, que pode potencializar a diminuição da umidade relativa do ar, deixando a floresta mais suscetível a incêndios.

Na semana passada, os focos de incêndio estavam concentrados apenas na região leste do Estado, mas a partir do fim de semana, os focos passaram a ser detectados em praticamente todas as regiões. Apenas as áreas de reservas florestais ainda não foram atingidas.

Quem trabalha com agricultura de subsistência no Acre tem direito a queimar até um hectare de terra, mas, a partir da determinação do governo, as queimadas estão proibidas em qualquer situação.

Dados do CTPEC/Inpe indicam que o risco de fogo no Acre aumentou e agora é crítico em praticamente todo o território do Estado, tornando real a possibilidade de desastre decorrente da incidência de incêndio em coberturas florestais e queimadas descontrolada.



FONTE:http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/08/09/focos-de-incendio-aumentam-587-no-acre-e-governo-decreta-estado-de-alerta.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário