29 março 2011

A CONSTRUÇÃO COM TIJOLO ECOLÓGICO


É uma etapa que exige muita atenção ao ler o projeto, pois o fator principal está na primeira fiada, pois as marcações das instalações hidráulicas, esgoto, elétricas, esquadrias e os esquadros (arranques), devem coincidir com os furos do tijolo solo-cimento, além de sempre conferir o nível e o prumo da alvenaria.

A primeira fiada é assentada com argamassa de areia e cimento e as camadas subseqüentes são feitas com solo-cimento, a cada cinco fiadas há o grauteamento (encher de concreto) nos pontos de colunas e próximos ao assentamento das esquadrias no qual servirão de sustentação para as vergas e contra-vergas.

É utilizado de duas a três etapas de ferro, no ponto de empeno é usado mais um pedaço, mede em média 1,5m (um metro e meio), para o transpasse é feito com 0,30cm (trinta centímetros) amarrado com arame em três pontos.
A 1,5m (um metro e meio) está no ponto de andaime e juntamente com as paredes sobem-se os tubos paras as instalações hidro-sanitárias e elétricas. Na altura desejada como pé direito (nesta obra a altura foi de 2,625m) passa-se uma canaleta com ferro para fazer a amarração das paredes.

As vantagens dessa etapa são:
1- Economia em materiais;

2 - Não é necessário conduítes devido à utilização dos furos do tijolo como proteção;
3 - A argamassa é usada somente na primeira fiada, sendo as camadas subseqüentes unidas com solo-cimento;
4- Obra limpa;
5- Não é preciso madeira para as formas de coluna e vigas, as canaletas e os furos as substituem;

6 - A alvenaria já sobe acabada, sem necessidade de revestimento.

O tempo gasto para erguer a alvenaria acabada foi de 5 dias.
A SETECO e o Tijolo Ecológico

15/12/09 Eventos, Jornal João de Barro
Seguindo uma das propostas de existência da SETECO, a de trazer para área da construção civil as inovações que não são trabalhadas no dia-a-dia dos cursos, foi feita a “Oficina de Tijolo Ecológico” com a participação dos alunos e visitantes interessados.
Como novidade deste ano tivemos também a participação de várias empresas do ramo que montaram pequenos stands, e, neste caso especificamente a VIMAQ nos trouxe uma máquina de fabrico manual de tijolo de solo-cimento.
O tijolo de solo-cimento é considerado ecológico, pois para sua obtenção não existe a “queima” do tijolo, procedimento normal quando se fabrica o tijolo comum, além de se utilizarem do solo (argila e areia) das proximidades da construção.

Com o entusiasmo da novidade, os participantes assistiram a fotos, vídeos, instruções para a mistura dos solos, do cimento, a constituição e o manejo da máquina, e, por último a confecção do tijolo.
Foram discutidos além das vantagens financeiras da obra, também o tempo de cura, assentamento, amarrações, dimensões, finalizando com os prós e contras de sua utilização.

Concluiu-se que sua adoção ainda se deve à falta de divulgação para que ele se torne material de uso corrente como o tijolo comum e seja mais largamente empregado.


Etapas de Obras com Tijolo Ecológico - Fundação

Demonstraremos abaixo, tecnicamente a execução dessa etapa da obra, e depois faremos um resumo comparativo apontando as diferenças desse método construtivo e o convencional.
Para esta obra utilizou-se uma sapata isolada com viga baldrame.

Obra Tijolo Ecológico - Fundação



1º passo – abrir o buraco da sapata na terra;



2º passo – concretar o fundo com concreto magro para receber as ferragens da sapata;
3º passo – colocar as ferragens da sapata com arranque para receber a viga baldrame – para reforçar a proteção da sapata, costumamos colocar uma camada de cobertura de concreto sobre a ferragem de 3cm;
4º passo – concretagem das sapatas;
5º passo – fazer a caixaria das vigas baldrames – utilizamos uma viga de 17x 25cm pois o tijolo tem 15 cm, sobrando 1cm de cada lado;

6º passo – apiloamento da terra dentro da caixaria das vigas baldrames;
7º passo – colocação da ferragem das vigas baldrames;
8º passo – colocação da ferragem dos pontos de grauteamento (colunas) e instalações dos pontos de água, esgoto e elétrica;
9º passo – concretagem da viga baldrame;
10º passo – desformar a viga baldrame em 2 dias;

11º passo – Impermeabilizar as vigas baldrames com cristalizante bi componente;
12º passo – concretagem do contra piso;

Fundação - Obra Tijolo Ecológico

O essencial para o sucesso de uma obra de tijolo solo-cimento é o planejamento, porque todas as instalações prediais (elétrica, hidráulica,…) e as ferragens das colunas já devem ser colocadas antes da concretagem da viga baldrame (8ºpasso), que nesta etapa da obra é a diferença primordial do método convencional


Nenhum comentário:

Postar um comentário