23 março 2011

DUST BOWL OU TEMPESTADE NEGRA - ESTADOS UNIDOS 1930

            Esta catástrofe, chamou-me a atenção, quando assisti um documentário do Canal Discovery sobre o fenômeno devastador.
           Durante a Grande Depressão de 1930, os Estados Unidos, mais propriamente a sua região do Centro-Oeste, passou por uma grande tragédia ambiental provocada pela agricultura.
          A região foi assolada por tempestades de poeira, formadas por ventos fortes que levavam toda a camada superficial do solo desprotegida de vegetção. Tendo em vista a queda dos preços na crise de 1929, os agricultores, objetivando tirar o maior proveito de suas terras, preparando-as para o plantio, as deixam totalmente sem cobertura verde, o que faz com que, baixasse a capacidade de retenção de umidade.
           Os ventos fortes retiravam toda a camada superficial do solo, que havia sido limpo com o objetivo de formar  lavouras, mas à medida que o vento varria as terras, o solo ia ficando mais e mais empobrecido e ressecado pela ação do sol e do vento. 
           Para os agropecuaristas, a tragédia foi algo terrível sem precedentes na história da região...as construções não conseguiam impedir a penetração da poeira, sendo que na sua grande maioria, eram feitas com madeiras, o que normalmente apresentavam pequenas fendas (retração da madeira), por mais bem feitas que fossem. As donas de casa, passavam o dia e a noite tentando amenizar a infiltração da poeira em suas casas, através da colocação de tecidos nas frestas, portas e janelas, mas o pó era insano, até os alimentos eram contaminados...e as pessoas sofriam muito, além, é claro, das inúmeras doenças respiratórias que as afetavam. As escolas rurais, quando não cancelavam suas aulas, sofriam com a ausência dos alunos, que não conseguiam caminhar em meio ao pueril. Os animais sofriam, os alimentos escasseavam...era grande o suprício pelo qual passava aquela região. As grandes tempestades ocorreram entre os anos de 1932 até l936, sendo que a mais trágica, ocorreu em 14 de abril de 1935, o que lhe conferiu o nome de Dust Bowl, ou "bola de poeira", devastadora tal qual uma bola de boliche.
            Naquela época os meios rudimentares de plantio, associados ao baixo conhecimento científico, se associavam, fazendo com que enormes extensões de terra fossem devastadas pela erosão, ocasiadas, em primeiro plano pela ação inconsequente e  desprovida de conhecimentos técnicos do homem sobre o meio ambiente. O Departamento de Agicultura Americano, através de sua Agência de Serviços Agrícolas, correu atrás para reverter o quadro assustador e dirimir o enorme prejuízo ambiental provocado.
             O homem sem conhecimentos técnicos, ou, sem responsabilidade, ou movido pela ambição, tem devastado áreas e mais áreas, onde muitas vezes, você percorre quilômetros e quilômetros sem ver ao menos uma árvore de pé...não são feitas barreiras contra os ventos, o que reduz a sua velocidade e até mesmo o seu efeito erosivo devastador sobre o solo.
             Que este triste exemplo americano sirva de exemplo para o mundo de como não devemos agir.
             A terra, as águas, as florestas, precisam de manejo sustentável e sobretudo responsável...estes são bens naturais.  
             Ainda voltarei a falar sobre o uso da água na irrigação das grandes lavouras. 
             Se não cuidarmos, vai faltar e toda ação tem uma reação, e esta, no caso ambiental, pode ser maior e devastadora para o planeta.

Fonte de pesquisa, Discovery Chanell Television e www,unesp.br/aci_ses/revista_unespciencia/acervo/13/ponto.critico

2 comentários:

  1. a partir do documentário que assisti no HISTORY CHANNEL e agora consigo entender porque a população americana é fanática por grama e porque tantas árvores na beira das rodovias.

    ResponderExcluir
  2. o que o fenomeno causou depois no meio ambiente e para os seres vivos

    ResponderExcluir