17 março 2011

O USO DA ENERGIA SOLAR E AS CIDADES SOLARES

Fazendo da idéia Cidade Solar uma realidade!
Uma Cidade Solar é uma área urbana com programas pró-ativos pelo aumento do número de sistemas solares instalados nas edificações, o que busca:

• Aumentar a energia gerada por fontes renováveis, sustentáveis e descentralizadas,

• Reduzir as emissões de carbono e as emissões de poluentes locais geradas por estas edificações,

• Reduzir a dependência das cidades de fontes de energia externas.

O conceito Cidade Solar é promovido por um grande número de iniciativas em todo o mundo, que incluem incentivos financeiros, legislações, diretrizes e normas para a promoção do uso de tecnologias solares.

A variedade de tecnologias solares inclui sistemas fotovoltaicos (de geração direta de eletricidade), aquecedores solares de água e ambiente, aproveitamentos passivos da energia solar, energia eólica etc.

A iniciativa Cidades Solares brasileira visa promover antes de tudo o uso de aquecedores solares de água, já que, no contexto brasileiro, esta forma de aproveitamento da energia solar traz amplas vantagens socioambientais e pode ser implantada imediatamente.

O desafio da criação de Cidades Solares é cada vez mais visto como uma questão de sobrevivência da humanidade, já que é nas cidades que hoje vive a vasta maioria da população brasileira e mundial e suprir as necessidades de energia renovável e sustentável é um aspecto crítico da tarefa de governos municipais, regionais e nacionais e também de formuladores de políticas públicas. Dadas as evidências crescentes de mudanças climáticas perigosas e a perspectiva de escassez de fontes de energia convencionais, a necessidade de redução do uso de energia e das emissões de carbono das cidades é cada vez maior.

As cidades solares servem de modelo e atuam como difusores e líderes no tema aquecimento solar junto as comunidades nacional e internacional. Comprometem-se a dar o exemplo na integração de energias renováveis nas políticas e medidas de suas administrações e a incorporar serviços de energia renovável em suas estratégias de desenvolvimento municipal.

Fonte: http://www.cidadessolares.org.br/conteudo_view.php?sec_id=7

O Brasil precisa de Leis Federais que legalizem a obrigatoriedade do uso de aquecimento solar em casas com mais de um banheiro.
Precisamos ser mais enérgicos e dinâmicos, fazer as coisas acontecerem.
Vamos dar o exemplo para o mundo, afinal, o nosso imenso território é todo tropical. Aqui o sol brilha quase 365 dias por ano.
Na Alemanha, reservatórios de 100 (cem) litros, são utilizados em casas com até 4 (quatro) pessoas, aqui no Brasil, que é o país do desperdício, as pessoas ficam escandalizadas se você possui um reservatório de água quente de 200 (duzentos) litros. Amigos, estudei que 50 (cinquenta) litros de água quente é o necessário por pessoa, mas a meu ver, este número é muito elevado, creio eu, com 25 a 30 litros de água quente, podemos tomar um bom banho.
Já passou da hora de nos conscientizarmos destas verdades...afinal, somos nós os grandes beneficiados.

Helena Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário