26 março 2011

PROJETO BIO&CLIMA - LAGAMAR

CURITIBA, 04/03/2011 – Identificar os impactos das mudanças climáticas sobre a fauna e flora da Mata Atlântica é o objetivo do projeto Bio&Clima – Lagamar, que a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza coloca em prática a partir de 2011. A primeira etapa do projeto consiste na implantação de um polo de pesquisas sobre vulnerabilidade e adaptação de espécies e de ecossistemas às mudanças climáticas, na região do Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar, nos litorais do sul de São Paulo e do Paraná. Esta área é definida como prioritária, por ser considerada o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica e um dos maiores berçários de vida marinha no mundo.

As inscrições para o edital que irá selecionar as primeiras pesquisas do polo encerram-se no dia 31 de março. Na mesma data, terminam também as inscrições para o edital de apoio a projetos de conservação da natureza, que a Fundação Grupo Boticário abre a cada semestre, desde 1991, para apoiar iniciativas em todo o Brasil.

Com a implantação do polo de mudanças climáticas, a instituição passará a disponibilizar dois modelos de editais semestrais, um exclusivo para propostas de pesquisas nesta área na região do Lagamar e, o outro, voltado para projetos de conservação da biodiversidade em todo o Brasil que, dentre suas linhas temáticas, já contemplava pesquisas sobre mudanças climáticas. As inscrições podem ser realizadas no site da Fundação Grupo Boticário (www.fundacaogrupoboticario.org.br), na seção O que fazemos  Editais  Como inscrever.

Mudanças Climáticas e Mata Atlântica

De acordo com André Ferretti, coordenador de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, os impactos das mudanças climáticas sobre as formações florestais brasileiras, sobretudo as amazônicas, já resultaram em um grupo de conhecimentos consistentes. Porém, estudos dos impactos sobre elementos da biodiversidade (fauna e flora) do país são, praticamente, inexistentes. “No caso da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do mundo, o efeitos das mudanças climáticas são pouco conhecidos, o que impossibilita a definição de estratégias de adaptação às mudanças climáticas em se tratando de conservação da biodiversidade”, argumenta.

O primeiro passo para a implantação do polo de pesquisas na região do Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar foi dado no ano passado, com o seminário Impactos das Mudanças Climáticas sobre Espécies e Ecossistemas: Lacunas de Conhecimento, que a Fundação Grupo Boticário realizou de 30 de setembro a 1º de outubro em Curitiba. O evento, que contou com a presença de 30 especialistas de diversas regiões do país, contribuiu para a definição das quatro linhas temáticas que estruturam a primeira chamada de apoio a projetos: impactos das mudanças climáticas em espécies e ecossistemas; previsão de cenários climáticos futuros e seus impactos sobre os seres vivos; serviços ecossistêmicos e os impactos das mudanças climáticas; e monitoramento de longo prazo de variáveis bióticas e abióticas na região do Lagamar.

A seleção de projetos irá priorizar ações concretas de conservação da natureza que sejam desenvolvidas, efetivamente, em uma das 43 unidades de conservação abrangidas pelo edital, que coincide com os limites do Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar, instituído pelo Ministério de Meio Ambiente em 2006, e que atualmente está em processo de redelimitação para a ampliação da sua extensão de 34 para 43 unidades de conservação. Esta região está localizada nos litorais do sul de São Paulo e do Paraná e abrange o Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá. A região também faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pelo programa MaB/UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

Os resultados das pesquisas executadas no polo de mudanças climáticas devem estar direcionados a uma aplicação prática, seja para serem incorporadas pelo manejo de unidades de conservação, ou para servir de subsídio à elaboração de políticas públicas.

Inscrições

Os editais de apoio a projetos da Fundação Grupo Boticário são destinados somente a pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como organizações não-governamentais ou fundações e associações privadas.

O processo de seleção das propostas é independente. Os pareceres são emitidos por consultores voluntários e a aprovação final é feita pelos membros Conselho Curador da Fundação Grupo Boticário.

O resultado da seleção será comunicada no site da instituição e os projetos aprovados começarão a receber as doações a partir do mês de agosto.

A Fundação Grupo Boticário não determina valores mínimo ou máximo para as propostas. Ao todo, será destinado o valor de R$ 300 mil para o primeiro edital Bio&Clima – Lagamar e R$ 500 mil para cada um dos editais semestrais de conservação da natureza.

Edital de apoio a projetos de conservação

As linhas temáticas do edital de apoio a projetos de conservação da natureza são: ações e pesquisa para a conservação de espécies e comunidades silvestres em ecossistemas naturais; ações para implementação de políticas voltadas à conservação de ecossistemas naturais; ações para a restauração de ecossistemas naturais; ações para prevenção ou controle de espécies invasoras; estudos para criação ou manejo de unidades de conservação; e pesquisa sobre vulnerabilidade, impacto e adaptação de espécies e ecossistemas às mudanças climáticas.

Histórico

A Fundação Grupo Boticário é uma das principais financiadoras de projetos em conservação da natureza no Brasil. Nos seus 20 anos de atuação, já doou mais de U$ 10,6 milhões para 1.265 iniciativas de quase 400 instituições em todo o Brasil, sendo que 890 foram apoiadas por meio dos editais semestrais. Essas iniciativas permitiram a descoberta de 37 novas espécies de plantas e animais, o estudo de mais de 167 espécies ameaçadas de extinção, e beneficiou 235 unidades de conservação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário