25 novembro 2011

VAZAMENTO DE PETRÓLEO - INCOMPETÊNCIA OU DESCASO?

21/11/11 - 09h53


Publicado Por: Bruna Gavioli

Chevron admite erro em vazamento de petróleo no RJ

O vazamento do petróleo está localizado a 160 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro

ROGERIO SANTANA / GOV. ESTADO RJ / EFE



Jornal da Manhã

A empresa norte-americana Chevron assumiu a responsabilidade pelo vazamento de petróleo no Brasil e divulga hoje estimativa da quantidade derramada. As informações são do presidente da subsidiária local, George Buck, às agências internacionais neste domingo, no Rio de Janeiro.

O vazamento começou há treze dias na Bacia de Frade, na Bacia de Campos. O produto escapou por meio do poço que estava sendo perfurado, migrou para as rochas por meio de fissuras. Depois, aflorou no fundo

Publicidade do mar, atingindo a superfície da água e formando as grandes manchas, detectadas pela Petrobras.

"Vamos compartilhar as lições aprendidas na esperança de que isso não ocorra de novo no Brasil ou em qualquer lugar do mundo", disse George Buck. Para o presidente, o vazamento ocorreu porque a companhia subestimou a pressão do reservatório perfurado e superestimou a resistência rochosa.

A Polícia Federal do Rio de Janeiro vai ouvir esta semana sete funcionários da empresa americana Chevron. O chefe da Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, Fábio Scliar, afirmou que o crime ambiental está comprovado. “É uma situação bastante preocupante. Eu caracterizo como um desastre ambiental e nós estamos agora na fase de oitivas”.

O vazamento do petróleo está localizado a 160 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro.A Chevron tem 52% do campo de Frade, que está produzindo 79 mil barris de óleo e gás natural por dia, e é operadora do campo.

No ápice do vazamento, a Agência Nacional do Petróleo disse que cerca de 200 a 330 barris de petróleo estavam vazando pelas rachaduras. O presidente da subsidiária local, George Buck, garante que a estimativa oficial da Chevron deve ser divulgada na segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário