04 fevereiro 2012

ENTULHOS: NADA SE PERDE TUDO SE TRANSFORMA....

11/08/2011 - 14h29


Entulho dos edifícios São Vito e Mercúrio vai asfaltar 18 ruas

DE SÃO PAULO

Foto: Divulgação/Prefeitura - Simulação mostra área do antigo edifício São Vito, em frente ao Mercadão, que deve ganhar um Sesc/Senac


Os resíduos da demolição dos edifícios São Vito e Mercúrio, na região central de São Paulo, serão usados como asfalto ecológico na pavimentação de 18 vias.

De acordo com a prefeitura, as vias selecionadas totalizam uma área de 72 mil m2 e uma extensão de mais de 10,7 km, nas subprefeituras de Campo Limpo (zona sul), Freguesia do Ó (zona norte), Guaianases, Itaquera, São Miguel e São Mateus (zona leste).

Entre as vias está a avenida Sapopemba, a maior da cidade, que terá cerca de 5 km pavimentados. Ela fica na zona leste e será pavimentada entre a avenida dos Sertanistas e a rua Bento Guelfi, onde a via também é conhecida como estrada do Rio Claro.

O entulho do São Vito e do Mercúrio será usado como base para a pavimentação. Sobre a camada será acrescentada uma outra, composta por restos de fresagem de ruas que estão recebendo recapeamento.

Segundo a prefeitura, neste ano já foram pavimentadas 44 vias de terra com o mesmo sistema, totalizando cerca de 13 km com o asfalto ecológico.

Simulação mostra área do antigo edifício São Vito, em frente ao Mercadão, que deve ganhar um Sesc/Senac



TREME-TREME



O São Vito já foi chamado de "treme-treme" e de "balança, mas não cai". Sua demolição começou em setembro do ano passado e foi concluída em maio. Como não tinha profundidade suficiente no subsolo, o edifício não pôde ser implodido --os escombros resultariam em uma pilha equivalente a 20 andares. Por este motivo, a demolição do prédio foi feita em etapas, junto com o Mercúrio.



Quando foi desocupado, em 2004, o São Vito tinha 477 moradores. Na planta original, o edifício de 27 andares, aberto em 1959, tinha 624 apartamentos --24 por andar-- com área de 28 m2 a 30 m2.



Os edifícios vão dar lugar a uma garagem subterrânea e um prédio anexo do Mercado Municipal, onde deve ser instalada uma escola de gastronomia.


O Outro lado da estória:

É isto aí, amigos e amigas, temos que aproveitar os entulhos e reciclar tudo.

Maravilhosa esta idéia....assim, poderemos ajudar a salvar nosso planeta.

Um grande abraço,

Helena Rezende








Nenhum comentário:

Postar um comentário