29 janeiro 2014

O QUE SÃO ONDAS GIGANTES??? TSUNAMIS/// VAGALHÕES????



                     Para que uma onda seja designada como tsunami, ela deve ser GIGANTE em comprimento de onda. Os tsunami em mar alto tem comprimentos de onda de no mínimo 10 km, podendo chegar a centenas de quilometros.

                   Os tsunami viajam em mar profundo (onde a distância entre a superfície do oceano e o leito do oceano é 5 km) com velocidades da ordem de 800 km/h e normalmente lá possuem amplitude da ordem de metro. Quando um tsunami se aproxima da costa, encontrando então mar com menor profundidade, sua velocidade se reduz, encurtando o seu comprimento de onda proporcionalmente à nova velocidade. A velocidade do tsunami vale raiz quadrada do produto g (intensidade do campo gravitacional) por H (espessura da lâmina de água na região de propagação). A energia mecânica transportada pelo tsunami fica então distribuída sobre uma extensão espacial (comprimento de onda) menor e, consequentemente, sua amplitude aumenta.

                    Um tsunami não precisa ser gigante em amplitude (amplitude da ordem de uma dezena de metros ou mais) para produzir efeitos devastadores como os de 2004. Um tsunami eleva o nível do oceano (às vezes uns poucos metros) durante muitos minutos, produzindo então inundação da região costeira.


Mais informações poderás ter em nosso artigo, encontrado em http://www.fsc.ufsc.br/cbef/port/22-2/artpdf/a3.pdf ou em http://www.if.ufrgs.br/~lang/Ondas_tsunami.pdf





Outras questões tratando de ondas marítimas:

Qual a influência da gravidade na propagação de ondas sonoras? http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=459

Ondas marí­timas: como é produzido o SWELL? http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=314





Prof. Fernando Lang da Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário