06 setembro 2014

AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS PELO MUNDO

Atualizado: 05/09/2014 23:20 | Por Los Angeles (AFP), AFP
 
 
 
Havaí declara estado de emergência por erupção de vulcão

 
 

USGS/AFP/Arquivos- Vulcão Kilauea, no Havaí

As autoridades da principal ilha do Havaí declararam nesta sexta-feira estado de emergência devido à ameaça da atividade do vulcão Kilauea para áreas residenciais.

O prefeito do condado do Havaí, Billy Kenoi, tomou a decisão na quinta-feira, depois que a lava do vulcão Kilauea chegou a menos de um quilômetro de distância de uma área residencial.

"Estamos tomando esta medida para garantir que a população possa preparar suas famílias e animais de estimação, e separar seus pertences para uma retirada segura e ordenada", disse Kenoi. 

A declaração de estado de emergência permite às autoridades restringir a circulação daqueles que não moram na ilha e facilitar a rápida retirada da população local, caso seja necessário, afirmou o chefe da Defesa Civil do Havaí, Darryl Oliveira.

Ainda não foi dada uma ordem de retirada até o momento, mas as autoridades pediram aos moradores "que concluam seus planos de retirada e monitorem as informações divulgadas pela Defesa Civil nos próximos dias", afirmou o comunicado da Prefeitura.

Segundo o jornal Honolulu Star, o fluxo de lava pode alcançar várias casas em uma semana.
 
A ilha do Havaí, ou a Grande Ilha, é a maior das oito que formam esse estado americano no Pacífico, um arquipélago que inclui centenas de pequenas ilhas vulcânicas.
Fonte:c3%a1culo-de-fogo-e-lava-na-isl%c3%a2ndia-1 - msn

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário